postado por Autovisão | 24. março 2010 14:18
 

Na segunda-feira, dia 22 de março, comemorou-se o Dia Mundial da Água. Como a água sempre foi sinônimo de vida, nunca é demais meditar um pouco a respeito. Por que precisamos de um dia especialmente para a água?

Hoje em dia, parece que para conseguir água tudo o que precisamos fazer é abrir a torneira. No entanto, devemos parar e pensar: a água que usamos não aparece num passe de mágica - é um produto cuidadosamente produzido, que aparece nas casas apenas após ter atravessado diversos quilômetros de canos e um lento processo de tratamento. Além disso, este recurso vital não está acessível a todos e milhões de pessoas por ano morrem de doenças associadas à falta de água limpa e condições mínimas de higiene.  Veja alguns dados da ONU:

- mais de 2 milhões, em sua maioria crianças, morrem por ano em decorrência de doenças associadas à falta de água potável e saneamento básico;
- quinhentos milhões de pessoas vivem em países com escassez de água;
- mais da metade dos leitos de hospitais em países em desenvolvimento é ocupado por pacientes com doenças associadas à falta de água potável e saneamento.

É importante lembrar que a água é fator crucial para a redução da pobreza, da fome e da desnutrição no mundo. Ademais, o uso da água de forma consciente é vital para a sustentabilidade do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável.

Veja a nossa situação: o brasileiro gasta, em média, pelo menos 40 litros de água a mais que o total de 110 litros per capita/dia recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

É importante trabalhar com a consciência de que estamos lidando com um recurso que é finito e que está cada vez mais escasso: de acordo com a ONU/UNESCO apenas cerca de 0,5% de todas as reservas de água do mundo encontra-se disponível para uso humano. Essa pequena porcentagem é responsável pela manutenção da agricultura mundial, manufaturas, uso da comunidade e individual, além das atividades de sanitização.

Assim, a conservação é responsabilidade de todos. Lembre-se que você paga por cada gota de água, independente se ela foi usada ou desperdiçada, de forma que a conservação da água é uma prática que todas as pessoas deviam seguir.

Sugerimos que avalie seus hábitos de gasto de água. Observe que grande parte da água escorre pelo ralo, porque sempre pensamos na água como um produto farto e barato. Tome consciência sobre a quantidade de água usada e busque maneiras de usar a menor quantidade possível. A coisa mais importante é PENSAR quando estiver usando a água. Faça o máximo que puder com a água, antes de deixá-la escorrer pelo ralo.

Algumas medidas amplamente difundidas que podem fazer grande diferença:

• Reduza em cinco minutos o tempo no banho. A economia pode chegar a 48 litros de água por banho;
• Feche a torneira enquanto estiver se barbeando, escovando os dentes ou ensaboando a louça;
• Evite deixar o chuveiro aberto enquanto estiver se ensaboando ou aos seus cabelos;
• Reutilize a água do último enxágüe da máquina de lavar para a limpeza doméstica e para dar descarga nos banheiros, por exemplo. Cada litro de água de reuso utilizado representa um litro de água conservada em nossos mananciais;
• Repare vazamentos. Um vazamento de apenas uma gota por segundo gasta cerca de 2.400 galões de água por ano;
• Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Caso use lavadora de roupa, procure utilizá-la cheia e ligá-la no máximo três vezes por semana;
• Use um regador para molhar as plantas em vez de utilizar a mangueira;
• Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o quintal da sua casa;
• Use um balde e um pano para lavar o carro em vez de uma mangueira;
• Troque bacias sanitárias por modelos mais eficientes para evitar vazamentos.

Aproveite esta semana para refletir sobre maneiras úteis de aproveitar com consciência esse recurso valioso: a água!

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postado por Propaganda | 24. março 2010 06:21
 

O Piloto do programa Auto Esporte (de domingo, 21/03) testou a manobra do Tiguan. "O difícil foi conter o impulso de não tocar na direção!" Veja:

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postado por Imprensa | 23. março 2010 09:11
 

A Volkswagen do Brasil reuniu na noite de ontem (22/3) 150 convidados entre jornalistas, concessionários e clientes para participar da apresentação da nova geração do Jetta Variant no  Brasil. O evento aconteceu no Volkswagen Haus, em São Paulo. 

O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, falou sobre a participação da marca no segmento Premium, e o vice-presidente de Vendas e Marketing, Flávio Padovan, apresentou o novo programa de relacionamendo da Volkswagen com os clientes desse segmento. 

Hoje os convidados participam de um test-drive com o Jetta Variant na pista de rodagem da fazenda Capuava, em Vinhedo (SP).

Elegante e esportivo

Com linhas elegantes e esportivas, o Jetta Variant é prático para o uso urbano e excelente para viagens. Ele é uma alternativa mais dinâmica frente a minivans e utilitários esportivos, oferecendo o mesmo conforto e espaço interno.

A segurança é um dos pontos altos do carro. Ele é equipado com seis airbags, incluindo proteção do tipo cortina em área envidraçada lateral. Os sistemas de segurança ativa incluem freios ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade e bloqueio do diferencial.

Desempenho

O novo Jetta Variant oferece um desempenho diferenciado, garantido pelo motor 2.5 litros, com 5 cilindros, de 170 cv e pelo câmbio automático com 6 marchas Tiptronic. O carro atinge 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 205 km/h.

O volante multifuncional com três raios, revestido em couro, é o mesmo utilizado no Passat CC. Ao centro do painel, sobre o console, destaca-se o novo rádio e cd-player mp3 com tela sensível ao toque.

A tela também exibe informações sobre o ar condicionado, com duas zonas independentes de climatização. Uma particularidade do sistema é a ativação automática da recirculação do ar quando é detectada a presença de poluentes, como a fumaça emitida na passagem de um caminhão ao lado do carro.

Teto panorâmico

Outro destaque do novo Jetta Variant é o teto solar panorâmico Skyview, opcional. Com várias possibilidades de abertura por uma cortina retrátil, ele se estende até a parte traseira, ampliando a luminosidade interna.

O volume do porta-malas pode ir dos 505 litros originais a 1.550 litros, com o banco traseiro rebatido.

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postado por Imprensa | 23. março 2010 06:44
 

A história de sucesso da Volkswagen do Brasil começou no dia 23 de março de 1953. A empresa iniciou as suas operações num pequeno armazém alugado, no Ipiranga, em São Paulo. De lá saíram os primeiros Fusca, então chamados de Volkswagen Sedan, montados com peças importadas da Alemanha por apenas 12 empregados.

Naquela data ainda não era possível prever que a Volkswagen se tornaria a maior montadora de veículos do Brasil, com 21,7 mil empregados e a produção de mais de 18 milhões de unidades. A marca conquistou a confiança e a admiração dos brasileiros ofertando produtos robustos, confiáveis e, sobretudo, de alta qualidade.

O primeiro milhão de veículos da marca foi produzido em julho de 1970. O primeiro veículo da marca com motor refrigerado a água foi o Passat, que chegou ao mercado em junho de 1974. O carro mais vendido da história do Brasil, o Gol, foi lançado em 1980.

Em 1993, a marca chegou a 10 milhões de veículos feitos no Brasil e, em 2003, lançou o primeiro carro bicombustível do País, o Gol Total Flex. Em 2009, a Volkswagen alcançou o seu recorde de produção e vendas no Brasil, liderando o mercado nacional de automóveis.

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postado por Propaganda | 22. março 2010 06:44
 

Montadora será a primeira marca no mundo a customizar a página da caixa de entrada do Gmail

A Volkswagen é a primeira marca no mundo a trabalhar na plataforma do Gmail. A parceria entre a montadora e o Google está sendo viabilizada pela AlmapBBDO, que criou skins - telas dinâmicas para serem usadas como fundo de tela - com imagens dos modelos da Volkswagen. Os skins poderão ser utilizados pelos usuários do Gmail  para personalizar suas caixas de entrada dos emails. O Gmail já oferece diversas opções de personalização, mas é a primeira vez que o formato é utilizado como opção de mídia por um anunciante.  

Como são dinâmicas, as telas mudarão a cada duas horas, durante o dia. Dependendo da hora em que o usuário abrir sua caixa de entrada do Gmail, verá um carro diferente sob um fundo de cor também diferente. Os carros ficam sobre a listagem dos emails e abaixo dela, em tamanho maior. Ao lado, diversos textos brincarão com o dono da conta, ligando o carro que está sendo exibido ao momento em que ele está verificando suas mensagens. Todos os títulos brincam com o horário em que a pessoa está acessando seus emails, ligando-os ao carro apresentado e alinhados aos conceitos das campanhas de comunicação de cada modelo. Assim, por exemplo, quando aparecer a foto do Fox, o título provocará: “sabe esta porção de emails aí em cima? Cabe tudo dentro de um Fox e ainda sobra espaço.” Se a tela do Gmail for aberta à tarde e lá estiver o Novo Gol, a brincadeira será: “para encarar o início da tarde, você precisa ser forte como o Novo Gol”. Fox, Gol, Golf, Polo, Saveiro, Tiguan e Voyage foram os modelos escolhidos pela Volkswagen para a ação.

É simples colocar o skin da Volkswagen na página do Gmail. É só fazer o login na conta do Google, clicar em Configurações e entrar em Temas. 

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postado por Propaganda | 21. março 2010 11:16
 

O atacante Robinho é o garoto-propaganda de uma das maiores campanhas da montadora em 2010.

Estreia hoje, dia 21/3, o comercial “Retribuição”, de 30”, com a participação do jogador Robinho. Ele dá o pontapé inicial na campanha ‘É Gol do Brasil”, criada pela AlmapBBDO para o carro mais vendido da Volkswagen do Brasil e do país há 24 anos. Com a presença do atacante da seleção brasileira de futebol como garoto-propaganda, a campanha aproveita o embalo da Copa do Mundo na África do Sul para disseminar o novo conceito do Gol, modelo lançado há 30 anos no mercado brasileiro de automóveis, no qual se consagrou por sua força, resistência e durabilidade.
 
A campanha terá mais filmes, anúncios, spots de rádio, web, merchandising, PDV e diferentes tipos de ações, além do patrocínio da cobertura do campeonato mundial de futebol na TV pela BandNews, BandSports e Band aberta, na web, pelo UOL, YouTube e MSN, e na Editora Abril. Até o início da Copa, em junho, a marca estará no patrocínio do Futebol Global, da SporTV e na ESPN/ESPN Brasil.
 
Na mídia impressa, marcará presença com um anúncio de quatro páginas que abre com o logo da campanha, criado por Marcello Serpa, estampado na lona amarela que cobre o carro. O Gol aparece nas páginas seguintes, emoldurado por um texto que alinhava a história do carro a gols históricos que permanecem na lembrança dos brasileiros. Ele estará nas revistas Veja, Época e IstoÉ.
 
A campanha do Gol se estenderá às demais emissoras abertas e por assinatura, em mídia extensiva, nos cinemas e nos principais portais e sites de esportes, automóveis e entretenimento, além de links patrocinados. O conceito “É Gol do Brasil!” será o mote de merchandising em programas humorísticos e de esportes. Uma ação especial no programa Caldeirão do Huck, na Rede Globo, promete agitar a torcida brasileira. Programetes relacionados ao conceito da campanha serão exibidos em emissoras e portais. As redes sociais também serão envolvidas na nova comunicação, que promete ainda muitas surpresas durante a Copa da África do Sul.

Em breve, entrará no ar o segundo filme. Os próximos anúncios são também carregados de emoção e evocam a paixão dos brasileiros pelo futebol e a ansiedade pela aproximação da Copa do Mundo, no dia 11 de junho. Robinho se destaca em dois deles, em que um Gol está envolvido pela bandeira verde-amarela. Num dos textos, a saudação: “A Volkswagen do Brasil deseja boa sorte a outra fábrica de gols: a seleção brasileira de futebol”. No outro, bom humor: “Gol do Brasil. Procure na Rede Autorizada ou nas redes dos goleiros adversários”. Em outra peça impressa, o Gol está cercado de bandeiras e, sobre ele, o título: “O carro oficial da seleção brasileira também é o carro oficial da torcida brasileira”. A Volkswagen do Brasil patrocina a seleção brasileira até 2014.

Robinho

O atacante do Santos e da seleção participou das filmagens dos comerciais no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Foi dirigido por Clovis Mello, da Cine, no dia 15/3, à tarde. Pontual, chegou às 14 horas e, com o uniforme da seleção, gravou  os textos e filmou em diferentes cenários. Durante o trabalho, conheceu o menino Luiz Fellype de Avila Garcia, que o representa em um dos comerciais. Num dos intervalos, não se fez de rogado, distribuindo autógrafos e posando para fotos com fãs.

Volkswagen Gol

Líder no mercado nacional há 23 anos consecutivos e projetado por brasileiros para brasileiros, o Gol conquistou os consumidores e se tornou uma marca dentro da Volkswagen. Seus principais atributos até hoje continuam sendo a robustez, a durabilidade e a confiabilidade, além do baixo custo de manutenção e alto valor de revenda.  

O Novo Gol foi lançando em 2008 com design moderno e arrojado, maior espaço interno, novos e sofisticados detalhes de acabamento, uma nova plataforma, novo  motor e câmbio, além de maior nível de tecnologia. O Novo Gol está disponível com quatro portas, nas versões 1.0, 1.6, 1.6 I-Motion, 1.6 Power e 1.6 Power I-Motion.

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postado por Web | 19. março 2010 04:03
 

Para marcar os 60 anos de Kombi no mundo, a Volkswagen lançou um concurso público, "Minha história com a Kombi".

Os interessados deverão acessar o hotsite exclusivo - www.vw.com.br/kombi60anos - até o dia 15 de abril, ler o regulamento, efetuar o cadastro e contar um episódio da sua vida cujo tema é "Uma história que vivi com a Kombi”. O autor da melhor história levará para casa uma Kombi zero km. Os segundo e terceiro colocado ganharão um IPhone.

No dia 20 de maio, uma comissão composta por profissionais das agências Bullet e Almap, um executivo da área de Marketing da Volkswagen e um revisor contratado irá divulgar quem foi o vencedor da melhor história com base na originalidade, criatividade, forma de relatar o fato e envolvimento com a Kombi.

Uma trajetória de sucesso

A Volkswagen está comemorando esse mês os 60 anos de produção mundial da Kombi, um dos principais ícones da indústria automobilística, que no decorrer de sua história de sucesso e respeito, acumulou uma legião de fãs e a incontestável liderança no segmento de mercado em que atua.

Nos últimos anos, nenhum utilitário aliou tanta versatilidade no transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção como a Kombi. Ao longo dos seus 53 anos de produção no Brasil, o veículo acumulou 1.360.850 unidades vendidas (data de 1957 a fevereiro de 2010). Ela é o comercial leve mais popular do País e um dos preferidos dos frotistas. Atualmente, responde por 4.5 % (jan-fev 2010) do segmento de veículos comerciais leves, com 3.851 unidades comercializadas durante os dois primeiros meses desse ano.

Nos grandes centros, o veículo continua ganhando espaço, atendendo pequenos comerciantes, feirantes e grandes empresas de entrega rápida, além do transporte urbano convencional. No ano passado, suas vendas dividiram-se entre 71,4% para frotistas (empresas de médio e grande porte), 24,7% para varejo (pequenos empresários e compradores particulares), e 3,9% a órgãos governamentais.

O consumidor da Kombi possui um perfil bem diferente dos compradores de carro de passeio. Eles valorizam a relação custo-benefício, durabilidade, facilidade de manutenção, simplicidade mecânica e economia, atributos que fizeram o veículo conquistar os consumidores e manter-se líder em vendas em seu segmento há mais de cinco décadas.

História

A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo de carga leve. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O destaque era a carroceria monobloco, suspensão reforçada e motor traseiro, refrigerado a ar, de 18,4 kW.

 

 

Em 1957, foram montadas as primeiras unidades no Brasil. Com um índice de nacionalização de 50%, a Kombi tinha motor de 1.200 cc. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão sincronizada e índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cc e sistema elétrico de 12 volts.

No ano de 1975, com uma nova restilização, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6 l e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação. O motor diesel 1.6, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. No ano seguinte surge o modelo a álcool e em 1983 a Kombi apresenta um novo painel e volante, além da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho e passa para debaixo do painel.

As versões a diesel e cabine dupla deixaram de ser produzidas em 1985, porém continuaram incorporando novidades e itens de conforto como cintos de segurança de três pontos, bancos dianteiros com encosto de cabeça, temporizador para o limpador do pára-brisa, entre outros. Em 1992 a Kombi ganhou conversores catalíticos de três vias, sistema servo-freio, incluindo discos na frente e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras.

Uma versão mais moderna chegou em 1997 com o nome de Kombi Carat, apresentando novas soluções, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. As mudanças foram realizadas sem abrir mão da versatilidade e da economia exigidas por seus fiéis consumidores.

No novo projeto, além de proporcionar mais espaço para cargas e conforto para passageiros, os engenheiros e técnicos da Volkswagen preocuparam-se em garantir uma carroceria mais resistente a impactos. O trabalho, que incluiu testes estáticos, dinâmicos e muita pesquisa resultou em uma carroceria de deformação programável, com reforços em pontos estratégicos que minimizam as conseqüências de uma colisão.No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o inédito motor 1.4 8V Total Flex (arrefecido a água), cerca de 20% mais potente, quando abastecido com 100% a álcool, ou 34% (gasolina), além de ser até 30% mais econômico que o antecessor refrigerado a ar, reforçando a máxima de que não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga. Com o novo motor, a Kombi desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com 100% de gasolina e 80 cv, com 100% a álcool.

A Kombi é produzida na fábrica de São Bernardo do Campo e está disponível em quatro versões: Standard (9 passageiros), Furgão (2 ou 3 passageiros), Lotação (12 passageiros) e Escolar (15 passageiros). Atualmente, a versão Standard corresponde a 79,8 % do mix de produção, com 8,9% cabendo à Furgão e 11,3% aos demais modelos.

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postado por Web | 17. março 2010 10:52
 

A Volkswagen do Brasil patrocinará pelo 3º ano consecutivo em 2010 o Festival de Teatro de Curitiba, o maior encontro de artes cênicas do País, que acontece na capital paranaense entre 16 e 28 de março. Em sua 19ª edição, o Festival de Curitiba já contabiliza um público de 1,5 milhão de pessoas e 3 mil apresentações.

Os espetáculos não ocorrem apenas nos teatros, mas também em praças, bares, barracões, ruas e avenidas, levando ao grande público entretenimento de alta qualidade. A programação inclui palestras, oficinas, cursos e festas, que movimentam a cidade. As peças abrangem diferentes gêneros teatrais, como drama, comédia, surrealismo e mímica.

O Festival de Curitiba reúne um público diferenciado, que valoriza a inovação, a qualidade nos detalhes e a sofisticação. Trata-se de uma oportunidade para a exposição positiva da marca e seus produtos.

Concurso

Confira abaixo os ganhadores do concurso relâmpago que rolou aqui no Blog, valendo dois vale-ingressos:

  • Gabriela Gandra     
  • Luis Renato
  • Eduardo Bispo
  • Jonatha Aciole Ramos
  • Anderson Carlos Parucker
  • Andreas Scheuer Neto
  • Josi Karla Amadeu
  • Guilherme Topanotti
  • Janaina Rubia
  • Gabriel Henrique Piovezan
  • Simone Meirelles
  • Roberta Moraes
  • Norman Neto     
  • Ricardo Ainati Humphreys
  • Gabriel Augusto Soares Lima da Trindade

Parabéns a todos!

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postado por Autovisão | 17. março 2010 05:07
 

Transporte mais barato em veículos particulares? Mas será que isso funciona? É seguro?

 

Pois é pessoal: funciona sim! A Volkswagen do Brasil e a Autovisão - Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis, disponibilizaram uma ferramenta segura para todos os funcionários, terceiros e estagiários da Volkswagen que tenham interesse em oferecer ou receber uma carona. Essa ferramenta é acessível de forma super prática - através da internet – e os usuários fazem um cadastro com o perfil, endereço, e até tipo de música que o caronista gosta. Dessa forma, você pode ter acesso a todas as pessoas que moram próximas à sua casa ou faculdade - seu ponto de partida ou chegada.

 

Você não é um colaborador da Volkswagen?

 

Então, gostaríamos de sugerir que fizesse uma pequena pesquisa na empresa em que trabalha, na faculdade ou mesmo na sua vizinhança. Talvez encontre alguém com quem possa compartilhar o seu automóvel (dividindo os custos, é claro!), ou até mesmo alguém com quem possa alternar o uso do carro, não sobrecarregando o seu automóvel.

 

O importante é que cada um de nós contribua para modificar a cultura individualista que existe hoje em dia com relação ao transporte, de forma que se passe a valorizar uma cultura mais solidária, em que o coletivo seja beneficiado.  E o seu automóvel deixa de ser sinônimo de estresse e passa a ser sinônimo de prazer.

 

Razões para esta iniciativa:

 

·         Reduzir os custos de viagens;

·         Diminuir problemas causados com o trânsito;

·         Melhorar a saúde;

·         Promover a pontualidade nos compromissos.

·         Diminuir os problemas causados pela demanda nos estacionamentos.

 

Além disso, você participa de uma Ação de Responsabilidade Socioambiental em que todo o planeta ganha.

Vamos promover o uso consciente do nosso amigo automóvel, melhorando a qualidade de vida e aliviando o planeta: pratique carona!

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postado por FundaçãoVW | 16. março 2010 09:40
 

Em 2010, a Fundação Volkswagen levará seus projetos educacionais para 85 municípios brasileiros, beneficiando diretamente 1.475 educadores e 44 mil estudantes. A área de atuação da instituição passará a abranger 241 cidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Em Três Corações, a Fundação Volkswagen está presente desde 2007 e neste ano implementará dois projetos, Entre na Roda e Estudar pra valer! beneficiando 30 educadores e 342 alunos da rede pública de ensino, além disso a entidade fará a distribuição de 2.805 livros e materiais didáticos para o desenvolvimento das ações. O primeiro encontro de formação foi realizado no dia 10 de março.

Com essa expansão, os projetos da Fundação Volkswagen alcançarão um total de 7.500 educadores e 500 mil estudantes beneficiados no período de 8 anos. Ainda em 2010, a Fundação Volkswagen chegará a um total de 244.500 livros doados para escolas públicas e organizações sociais do Brasil. A Fundação Volkswagen está ajudando o Brasil a conquistar a meta definida pelo governo para 2022, que é aumentar o Índice da Educação Básica (IDEB) dos atuais 4.2 (em uma escala que vai da 0 a10) para a nota 6.0.

Atualmente, a Fundação Volkswagen realiza três grandes projetos na área da educação: o "Estudar Pra Valer!", que fortalece o aprendizado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, o "Entre na Roda", que incentiva a leitura nas escolas, e o "Brincar", que difunde novas brincadeiras pedagógicas na Educação Infantil. O tempo de implantação e desenvolvimento de cada projeto varia entre um e dois anos.

 

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