postado por FundaçãoVW | 28. outubro 2010 11:24
 

Espaço exclusivo para crianças oferece atividades de leitura e mostra como é possível utilizar material de descarte

Nesta edição do Salão do Automóvel, a Volkswagen terá um espaço reservado a crianças e adolescentes de 5 a 14 anos, com atividades de leitura e fantasia.

De hora em hora, das 14h30 às 21h30, arte-educadores orientadores de leitura contarão histórias de livros infantis e infanto-juvenis com temas relacionados à cultura, moda e criatividade, além de uma história real: o projeto Costurando o Futuro.

 

Durante a atividade, as crianças poderão confeccionar capas de fantasia dos seus super-heróis prediletos ou camisetas, customizando na hora capas e acessórios, como cintos, máscaras, braceletes, coroas, patches e estrelas de acordo com que sua imaginação permitir. O material utilizado são dos uniformes descartados dos funcionários da Volkswagen, que estará à disposição dos pequenos para que soltem sua criatividade e brinquem à vontade. Para dar suporte a essa atividade, duas costureiras do projeto Costurando o Futuro estarão no estande para ajudar a cortar, costurar, aviar etc.

Nas paredes do Espaço Kids Fundação Volkswagen, meninos e meninas vão conhecer toda a história do programa Costurando o Futuro através de textos e imagens.

Os produtos gerados com o trabalho do projeto Costurando o Futuro estarão a venda na loja Volkswagen: porta-laptop, porta-celular e porta-cães – isso mesmo, porta-cachorrinho, todos produzidos com uniformes usados e tecidos automotivos descartados pela montadora.

No Espaço Mulher, as visitantes receberão um kit com três cores de esmalte dentro de um nécessaire que se transforma em lixeirinha para ser utilizada no câmbio dos automóveis, também confeccionado pelo projeto feito com tecido automotivo descartados pela fábrica.

Sobre o projeto

O projeto Costurando o Futuro tem como objetivo capacitar mulheres e homens das comunidades vizinhas da fábrica da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), com aulas de corte e costura e empreendedorismo. Com isso, a Fundação Volkswagen proporciona formas de geração de renda para estas comunidades com o descarte de materiais que poderiam amontoar os nossos aterros sanitários.

 

 

 

Tags:
Comentários (0)

postado por Admin | 27. outubro 2010 10:48
 

Anualmente, a Folha de São Paulo publica uma pesquisa que revela quais são as marcas mais lembradas pelos brasileiros. Este levantamento abrange diversas categorias para marcas que são lembradas espontaneamente pelo público. A marca mais lembrada constitui o Top of Mind. É o caso da Volkswagen na categoria carro que pelo 20º ano consecutivo é reconhecida como  a marca de automóveis mais lembrada em 2010. Não podemos deixar de ressaltar tambem a importancia do modelo Gol nesta conquista. Assim a Folha de São Paulo promoveu no dia 26 de outubro uma grande festa para divulgação da pesquisa e entrega do Premio Top of Mind às diversas marcas num total de 52 categorias contempladas. No evento do maior prêmio de lembrança de marca do país,  também aconteceu a comemoração dos 20 anos do prêmio, com um reconhecimento especial para as marcas que desde o inicio da pesquisa nunca deixaram o topo na lembrança dos brasileiros. Entre estas estão, além da Volkswagen, as marcas Philips, Omo, Hellmans, Kibon e Coca-Cola. Sr. Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, recebeu pessoalmente as premiações durante o evento. Como forma de agradecimento ao público e com grande satisfação por este reconhecimento, a Volkswagen desenvolveu um anúncio impresso exclusivo para veiculação na Edição Especial da Revista publicada pelo Prêmio.

Tags:
Comentários (0)

postado por Admin | 19. outubro 2010 09:11
 

Uma Pequena Central Hidrelétrica, ou simplesmente PCH, é uma usina hidrelétrica de pequeno porte cuja capacidade instalada seja inferior a 30 MW. O objetivo de uma PCH é gerar energia elétrica de maneira limpa, social e economicamente sustentável, contribuindo com o  progresso e minimizando os impactos ambientais comuns em construções de grandes usinas.

 

Em outubro de 2008 , a Volkswagen do Brasil passou a integrar o grupo de empresas controladoras da CELAN – Central Elétrica Anhanguera – empresa geradora de energia elétrica. A PCH Anhanguera possui  uma  potência instalada de 22,68 MW/h, através de 3 turbinas Kaplan instaladas.  

Com essa ação, a Volkswagen contribui diretamente com a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa, utilizando, em seu processo produtivo, energia oriunda de fonte limpa e renovável, com baixo impacto ambiental durante a fase de construção e principalmente diminuindo a geração de metano a partir da utilização de um lago menor para a geração de energia.

Consciente de que a implantação desse empreendimento envolve alguns impactos ambientais e que os ecossistemas precisam ter seus equilíbrios mantidos, foram adotadas medidas operacionais e administrativas que possam evitar ou minimizar tais impactos ou que sejam compensadoras dos impactos ocorridos na natureza, com a finalidade de contribuir para o restabelecimento do equilíbrio dos ecossistemas no entorno do empreendimento. 

Assim, durante o período de construção da usina, foi construído um viveiro que ocupa uma área de 720 m², com capacidade de produzir até 300 mil mudas de árvores nativas por ano e que estão sendo utilizadas para o plantio nas áreas de preservação permanente no entorno do lago. Foi construído, também, o Centro de Triagem de Animais Silvestres, destinado à realização de exames laboratoriais e para a quarentena dos animais silvestres encontrados nas áreas diretamente ligadas à PCH Anhanguera. Essas atividades geraram aproximadamente 500 empregos diretos e 5 mil indiretos, com a CELAN privilegiando a mão-de-obra regional. 

Em 18 de outubro de 2010, durante o Congresso Perspectivas 2011 promovido pela agência AutoData, Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil,  anunciou a participação da Volkswagen na construção da segunda PCH, com investimento total de R$ 143 milhões. A usina, com inauguração prevista para 2013, terá capacidade instalada de 25,5 MW/h, com três turbinas, gerando 22,1 mil toneladas de crédito de carbono por ano. Juntas, as duas usinas totalizarão um investimento de R$ 273 milhões.

Para Schmall, os investimentos mostram a preocupação da Volkswagen no desenvolvimento de alternativas de energia geradas por fontes limpas e renováveis. Segundo ele, “o objetivo não é apenas o abastecimento de nossas unidades produtivas, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil”. Schmall lembrou, ainda, que a sustentabilidade é um dos objetivos estratégicos da empresa.

 

A primeira Pequena Central hidrelétrica, a CELAN, está em operação desde março de 2010.

Tags: , , , , ,
Comentários (0)

postado por Autovisão | 18. outubro 2010 04:15
 

Dando continuidade ao Programa de Educação Ambiental iniciado em julho deste ano, o teatro itinerante Planeta Água – Um Mundo Sustentável (Produções Bellini Cultural) se apresentará às crianças da rede pública de ensino na Fundação Criança em São Bernardo do Campo, com o patrocínio da Volkswagen do Brasil, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e o apoio da Secretária de Educação de São Bernardo do Campo, Sra. Cleuza Rodrigues Repulho. A abertura ocorreu com uma sessão especial no dia 16/10 para as crianças da ONG Fundação Criança (São Bernardo do Campo/SP) e do Coral da Gente do Instituto Baccarelli (crianças de Heliópolis – São Paulo/SP).

O espetáculo teatral aborda o tema da sustentabilidade, ensinando para as gerações mais novas um conceito vastamente discutido nos dias de hoje, importantíssimo para a preservação do meio ambiente.
 
Educando e divertindo ao mesmo tempo, o espetáculo teatral narra a trajetória de Manuela, uma garota que navega na internet em busca do significado da palavra SUSTENTABILIDADE. Durante a peça, ela se transforma em personagem animado e, em sua caminhada pelas florestas e cidades, se depara com diversos personagens que lhe transmitem conhecimentos sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que são os conceitos chaves da sustentabilidade.

Depois da apresentação, os atores se juntam aos alunos para um pequeno bate-papo sobre o tema da peça, e logo após realizam uma oficina temática que contempla uma árvore na qual as crianças recriam, com fitinhas coloridas, os biomas brasileiros e os problemas ambientais existentes no país. Cada fitinha tem uma mensagem relacionada com a questão da qual ela faz parte, criando uma simbólica representação da nossa natureza. Dessa forma, as crianças podem fixar o que ouviram sobre sustentabilidade e se sentir parte responsável pela preservação do meio ambiente.

O espetáculo será apresentado duas vezes por dia no período de 18 a 27/10/2010, exclusivamente para as crianças da rede pública de ensino de São Bernardo do Campo.

Tags: , , , , , , ,
Comentários (0)

postado por Admin | 15. outubro 2010 04:21
 

 

A Volkswagen Amarok, a primeira pick-up global da marca alemã venceu a primeira edição do prémio "International Pick-Up Of The Year 2011" apresentado na 63ª Salão Internacional de Hanôver, a mais importante exposição europeia de veículos comerciais e industriais.

A pick-up da Volkswagen conquistou 61 dos 91 pontos em discussão, relegando para segundo plano a Toyota Hilux e a Nissan Navara, respectivamente segundo e terceiro classificados.

Com lançamento no mercado português agendado para o próximo mês de Outubro, a gama da Amarok será composta por duas variantes do motor 2.0 TDi com potências entre os 122 e os 163 cavalos (biturbo), e três tipos de tracção: 4x4 permanente, 4x4 não permanente (ambas denominadas 4Motion) ou simples tracção traseira 4x2.

A Amarok 4Motion com tracção total não permanente distingue-se exteriormente pelo “4” vermelho na sigla do modelo, enquanto o Amarok 4Motion com “4” a preto na sua identificação, apresenta-se com tracção total permanente e como uma solução para quem privilegia o conforto. Em todos os três sistemas de tracção existe um bloqueio electrónico do diferencial que melhora a tracção em todos os tipos de terreno. Adicionalmente um bloqueio mecânico do diferencial traseiro estará igualmente disponível, para as utilizações mais difíceis.

A gama estará articulada em três níveis de equipamento – Entry, Trendline e Highline, sendo que todas as versões estarão equipadas, de série, com airbags, ESP, ASR e ABS. Os preços para o mercado português ainda não foram anunciados.

 

Tags: , , ,
Comentários (0)

postado por Admin | 8. outubro 2010 11:51
 



A Volkswagen do Brasil deu início hoje às obras de reforma da Ciclovia da Família, no Parque do Ibirapuera. A empresa assinou termo de cooperação com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) pelo qual se compromete, além da reforma, a ser responsável pela conservação da ciclovia durante três anos.  As obras nos 10 km da ciclovia devem durar três meses, e serão financiadas integralmente pela Volkswagen do Brasil.

“Patrocinar este espaço público é um presente para São Paulo e para os frequentadores do Parque do Ibirapuera. É uma forma de estimular a ampliação da qualidade de vida dos cidadãos paulistanos”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Dr. Josef-Fidelis Senn.
 
O evento de lançamento da pedra fundamental das obras aconteceu nesta sexta-feira, dia 8, e contou com as presenças do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab,  do Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge;  e do vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil, Dr. Josef-Fidelis Senn. A ciclovia do Ibirapuera foi inaugurada em 2004, e recebe 100 mil pessoas por mês.

Entre as ações previstas no termo de cooperação estão substituição de todo o asfalto, colocação de faixas refletivas, paisagismo e implantação de sinalização nos 10 km da via. Um diferencial será a instalação de três estações de “bike fresh”, equipamentos que fornecerão ar pressurizado para bicicletas e bolas esportivas, além de jatos de gotículas de água, para descontração e alívio nos dias de altas temperaturas.

Pelo acordo, a Volkswagen do Brasil poderá expor sua logomarca nas placas de sinalização da pista - que respeitarão os parâmetros da lei “Cidade Limpa”. Os serviços de manutenção serão feitos pela Farah Service, empresa que será o elo entre a Volkswagen do Brasil e a SVMA.

Tags: , , ,
Comentários (0)

postado por Admin | 7. outubro 2010 06:47
 



O kitesurfe nacional está em festa novamente. Depois de um ano de incertezas em 2009, está confirmada a realização do Volkswagen Kite Tour 2010, que definirá os campeões brasileiros da temporada. Serão três etapas com a premiação de R$ 20 mil em cada.
 
A abertura acontecerá em Cumbuco, Ceará, de 9 a 11 de outubro, com provas de regata e freestyle. Ainda em outubro, o show será em Natal, de 22 a 24. O Rio receberá a última etapa, já em novembro, de 11 a 15, na Praia do Pepe.
 
Nos últimos anos, o kitesurfe brasileiro tem conquistado cada vez mais praticantes e também se destacado internacionalmente. A atual campeã mundial de freestyle é a paulista Bruna Kajiya, que conquistou o título em 2009 depois de ter sido vice-campeã em 2007 e 2008. O também paulista Guilly Brandão, após ter sido tetracampeão nacional na freestyle, acumula dois títulos mundiais na wave, categoria em que também é o número um do Brasil.
 
Porém, novos nomes também surgiram no cenário nacional, muitos deles no Nordeste, onde o vento sopra a favor o ano inteiro. No freestyle, jovens como Eudásio Silva (CE), atual campeão brasileiro, Set Teixeira (CE), jovem de apenas 14 anos e que é incentivado pela Volkswagen a partir de uma ação com o Luciano Huck no Caldeirão (Globo), Índio (PI) e Romário Souza (CE) prometem fazer frente aos “veteranos”, como Reno Romeu (RJ), Tomás Teixeira (CE), Evandro Silva (CE) e Carlos Alexandre “Goiaba” (CE), garantindo boas disputas no renovado Volkswagen Kite Tour 2010.
 
Na regata, destaque para Nayara Licarião, que briga pelo tricampeonato nacional. Em excelente fase, a paraibana conquistou neste ano o terceiro lugar na etapa alemã do Mundial da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association). Entre os homens, a briga pela coroa do tour promete ser bastante acirrada. Entre os favoritos, estão Victor Adamo, o Pimpolho (SP), atual campeão brasileiro, Pedro Carvalho (PB), campeão em 2008, George Feitosa (PB), bicampeão nacional (06/07), Carlos Magno (CE) e Wilson Bodete (PB).

Tags: , ,
Comentários (0)

postado por Autovisão | 6. outubro 2010 16:30
 

Reciclar é ótimo para o meio ambiente, pois possibilita que a indústria reaproveite os recursos finitos da  natureza extraídos pela sociedade, transformando-os em novos produtos de forma a minimizar a utilização de fontes naturais, e a disposição final dos resíduos.

O reuso também faz parte do princípio da redução do lixo que se produz. Ou seja, ao invés de jogar no lixo, dar nova utilidade aos potes de vidro, às caixas de papelão que envolvem os produtos; usar o outro lado do papel; dispensar as sacolas plásticas que embrulham o que já está embrulhado; transformar produtos que iriam para o lixo em arte, brinquedos, jogos, etc.

Normalmente, não se dá o devido destaque a algo que antecede à reciclagem e ao reuso. Não faz parte de nossos hábitos, por exemplo, analisar que em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades físicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitável encurtamento das fibras de celulose.

Por isso, temos que estar alertas à necessidade de pensar melhor a nossa forma de consumo, de forma a aproveitar melhor os recursos naturais. Temos que mudar nossos hábitos, usando os recursos adequadamente, mesmo que isso às vezes signifique não usá-lo. Às vezes, imprimimos páginas e mais páginas de um trabalho que, em seguida, estará em uma lixeira ou em algum arquivo obscuro, para não ser consultado novamente. Ou então, imprimimos em um impulso do momento e depois nem vamos buscar na impressora. Cabe a cada um de nós parar para pensar antes de consumirmos qualquer recurso, ponderando se aquele consumo é necessário ou se trata-se de um desperdício.

Veja, por exemplo, o que aconteceu quando o Departamento de Segurança Patrimonial da Volkswagen do Brasil adotou novas práticas que diminuíram o uso do papel. Arturo Córdova, Gestor de Unidade da Segurança Patrimonial, nos relata que diariamente eram emitidos relatórios diversos que passaram a ter atualizações online, de forma que deixou-se de imprimir 4.128 relatórios anualmente, representando uma economia média de 142.300 folhas de papel. Esta economia equivale a aproximadamente 650 quilos de papel A4 com 75g/m². Diz-se que cada árvore produz 50 quilos de papel. Logo, 650 quilos de papel economizados salvam aproximadamente 13 árvores. Este é um bom exemplo a copiar.

Veja algumas dicas que ajudam a fazer a diferença:
• evite fazer impressões desnecessárias
• use o verso da folha de papel quando for necessário imprimir
• imprima textos em letras menores

Evite o uso e, sempre que possível, economize. E ajude a salvar o planeta.

Tags: , , , , , ,
Comentários (0)

postado por FundaçãoVW | 5. outubro 2010 07:10
 

A Fundação Volkswagen apresentou aos prefeitos, secretários de educação e demais representantes de 60 municípios da região Sudeste o plano de investimento e ampliação do programa Território Escola em 2011. O encontro aconteceu na fábrica Anchieta na última quinta-feira (30).

Na ocasião, a equipe do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, parceiro pedagógico da Fundação Volkswagen, explicou os escopos dos três projetos que compõem o programa Território Escola, que são: o "Estudar Pra Valer!", que fortalece o aprendizado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental; o "Entre na Roda", que incentiva a leitura nas escolas e na comunidade, e o "Brincar", que difunde novas brincadeiras pedagógicas na Educação Infantil.

"É uma grande satisfação para a Volkswagen ampliar o programa Território Escola e colaborar ainda mais com a melhoria da educação pública do País. As parcerias com os municípios é fundamental para que o programa tenha êxito", disse Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen.

Em seus 8 anos de existência, o programa Território Escola já beneficiou mais de 7.500 profissionais da edução, 500.000 alunos e 241 municípios.

 

Tags:
Comentários (0)

postado por Admin | 5. outubro 2010 04:45
 

A Volkswagen do Brasil acaba de anunciar os 13 finalistas do concurso Talento Volkswagen Design 2010, no qual foram contabilizadas inscrições de mais de 200 estudantes de todo o Brasil. Conheça-os:

Categoria Color & Trim

Categoria Shape Design

• Ana Carolina Xavier Santos Pinto
• Herisson Donizetti Redi Ferreira
• Nicole Soldi Gonçalves

• Andrei Alves Prado Martins
• Frederico Zanjacomo Palomo Garcia
• Guilherme Pinto Alexandre
• João Ruben Sammarco Oliveira
• Julio Beckhauser
• Leandro Braga Fabris
• Milton Takehiro Tanabe
• Paulo Moreno Gozzo
• Ronni Knorre

Esses jovens estão concorrendo a 4 vagas de estágio no Centro de Design da montadora, sendo 1 na área de Color & Trim (design interno e acabamento) e 3 na área de Shape Design (design externo de veículos). O selecionados serão conhecidos em 24 de novembro, durante a festa de premiação.


Customize

O tema da 12ª edição do concurso foi Customize. Para participar do processo seletivo, os estudantes desenvolveram o projeto de um Volkswagen totalmente individualizado, levando em conta as tendências de moda, design, consumo e lifestyle, além das viabilidades técnicas, dos próximos 10 anos.

Na avaliação dos projetos, foram consideradas a criatividade, a habilidade gráfica dos participantes, a qualidade das apresentações e das defesas dos projetos, a adequação ao tema sugerido na prova, a identificação com a marca e o embasamento técnico.

Tags:
Comentários (0)


<<  agosto 2014  >>
seteququsedo
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567

Follow me on Twitter