postado por FundaçãoVW | 31. março 2011 10:27
 

Aconteceu no último sábado (26) o primeiro encontro de formação de professores de artes da rede municipal de ensino de São Bernardo do Campo (SP). O projeto Aprender com a Pinacoteca foi concebido exclusivamente para o aprendizado na área de artes, uma vez que o município está em processo de instalação de ateliês de artes em todas as escolas da rede pública.

No total, participam do projeto 46 professores, que receberão ao longo do ano mais de 65 horas de formação continuada. Os próximos encontros acontecerão em diversos equipamentos culturais, como a Pinacoteca de São Bernardo do Campo, museus, entre outros. Também estão previstas visitas culturais dos alunos desses professores. Durante o ano, cada professor participante da formação pode levar sua turma para uma aula presencial na Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital, de modo a colocar em prática o conteúdo abordado no projeto. Com isso, cerca de 1.000 estudantes das escolas públicas municipais de São Bernardo do Campo acabam tendo a oportunidade de conhecer o espaço acompanhados de professores com a formação desejada.

O projeto Aprender com a Pinacoteca foi reconhecido em 2010 no 11º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado na Cidade do México. Desde 2009, cerca de 2.700 alunos e 75 professores já foram beneficiados pelo projeto.

 

Tags:
Comentários (0)

postado por Imprensa | 29. março 2011 11:47
 

A Volkswagen do Brasil premiou 15 concessionários de oito Estados brasileiros no evento "Gold Pin 2010", realizado em São Paulo. A tradicional premiação, que acontece anualmente, é uma iniciativa da matriz da Volkswagen, na Alemanha, que participa do processo de definição dos concessionários que terão o reconhecimento no Brasil.

Na entrega deste ano, os titulares das 15 concessionárias escolhidas receberam, como gesto simbólico, o Gold Pin - um pin de ouro com o logo da marca Volkswagen -, e um diploma. A premiação reconhece o trabalho desenvolvido em 2010, além da parceria, engajamento e alinhamento com os valores e as diretrizes da marca. Atualmente, a Volkswagen do Brasil conta com mais de 600 concessionárias em todo País.

"É muito gratificante poder reconhecer o bom trabalho realizado por nossos concessionários, que são aqueles que representam a marca Volkswagen junto aos clientes", disse a vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jutta Dierks.

Confira a lista de premiados:

 
 
 
Concessionária Cidade Estado
Caltabiano Alphaville Veículos Ltda. Barueri SP
Amazon Veículos e Peças Ltda. São Paulo SP
Alta Coml. Veículos Ltda. São Paulo SP
Faria Veículos Ltda. Catanduva SP
Discasa – Distribuidor São Carlos Aut. Ltda. São Carlos SP
Original Veículos Ltda. Taubaté SP
Guaibacar Veículos e Peças Ltda. Porto Alegre RS
Auto Elite Ltda. Caçador SC
Pirâmide Veículos Ltda. Dionísio Cerqueira SC
Thema Veículos Ltda. Juiz de Fora MG
Recreio Vitória Veículos Ltda. Vila Velha ES
Alemanha Veículos Ltda. Teresina PI
Discautol – Distr. Campo Grande Automóveis Ltda. Campo Grande MS
Nasa Veículos Ltda. Anápolis GO
Saga SA Goiás de Automóveis Goiânia GO
 

Tags:
Comentários (0)

postado por FundaçãoVW | 28. março 2011 05:57
 

A Fundação Volkswagen está iniciando em Vinhedo neste mês a implementação dos projetos Brincar (brincadeiras pedagógicas) e Entre na Roda (incentivo à leitura). Com foco na formação de professores e gestores que trabalham com educação infantil, os programas têm duração de um ano e incluem mais de 64 horas de formação em cada modalidade.


Esta não é a primeira vez que a Fundação Volkswagen investe em educação em Vinhedo, município onde está localizado o Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen do Brasil (PAC). Em 2007, 2008 e 2010, a instituição ofereceu formação a 60 educadores em projetos de leitura e escrita na cidade, beneficiando cerca de 1.500 estudantes.

O número de beneficiados pelos projetos de educação vem crescendo de forma expressiva a cada ano, abrangendo 9.500 educadores e 700 mil estudantes. “O êxito das nossas ações é consequência da parceria envolvendo poder público, por meio das secretarias de Educação; sociedade, representada pelo Cenpec, e Fundação Volkswagen, responsável pelo investimento”, afirmou Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen.

 

Tags:
Comentários (0)

postado por Web | 25. março 2011 10:28
 

A Volkswagen, patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, deseja ao time uma boa sorte no amistoso Brasil X Escócia neste domingo (27). O jogo será realizado no Emirates Stadium, em Londres na Inglaterra, às 10h (horário de Brasília). Veja abaixo a relação dos convocados:

Goleiros:
Julio Cesar (Internazionale)
Jefferson (Botafogo)
Victor (Grêmio)

Laterais:
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Internazionale)
André Santos (Fenerbahçe)
Marcelo (Real Madrid)

Zagueiros:
Thiago Silva (Milan)
Lucio (Internazionale)
David Luiz (Chelsea)
Luisão (Benfica)

Meio-campo:
Lucas Leiva (Liverpool)
Sandro (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Henrique (Cruzeiro)
Elano (Santos)
Elias (Atlético de Madri)
Renato Augusto (Bayer Leverkusen)
Jadson (Shakhtar Donetsk)
Lucas (São Paulo)

Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
Nilmar (Villarreal)
Neymar (Santos)
Jonas (Valencia)
Leandro Damião (Internacional)

Destaques no site da CBF:
- As parcerias da Seleção no Dorchester
- Mano começa a montar o time
- André Santos e Neymar felizes em voltar à Seleção Brasileira
- Henrique feliz com a primeira oportunidade no time de Mano Menezes
- Lúcio comemora volta à Seleção Brasileira
 
Leia mais no site da CBF: http://www.cbf.com.br/

Tags: , ,
Comentários (0)

postado por Imprensa | 25. março 2011 03:07
 

Wolfsburg, 23 de março de 2011 – A Volkswagen deverá fazer contribuir significativamente para apoiar a população japonesa, fortemente atingida pelo severo terremoto e pelo devastador tsunami. A intenção foi manifestada hoje em Wolfsburg pelo Dr. Horst Neumann, membro do Conselho de Gerenciamento da Volkswagen Aktiengesellschaft para Recursos Humanos.

As marcas Volkswagen e Audi, pertencentes ao Grupo, doarão, cada uma, um milhão de euros para ajuda humanitária através de organizações como a Cruz Vermelha da Alemanha. Segundo Neumann, "há uma enorme disposição dentro do Grupo Volkswagen para ajudar a população japonesa, que foi afetada de forma dramática, especialmente na região nordeste do país. Todos os dias, recebemos e-mails de nossos funcionários expressando seu grande sentimento de solidariedade e determinação em ajudar o povo do Japão".

A Porsche AG também dará apoio financeiro à ajuda humanitária para a população japonesa afetada pela catástrofe. A Porsche anunciou hoje que vai doar meio milhão de euros para ajudar a mitigar as consequências da tragédia entre os residentes das áreas envolvidas.

Bernd Osterloh, presidente do Conselho de Trabalho do Grupo Volkswagen, anunciou: "Esta semana, faremos um apelo a nossos trabalhadores para contribuir com uma grande campanha de doações. Os preparativos já estão sendo feitos. O forte sentimento de solidariedade demonstrado por nossos colegas é imenso. Estamos solidários ombro a ombro com o povo do Japão, que experimenta um sofrimento indescritível".

Osterloh está certo de que os trabalhadores da Volkswagen e Audi irão se envolver profundamente na campanha. Ele acrescentou que os empregados das duas empresas receberão informações sobre como participar durante esta semana. "Muitos colegas sugeriram que deveríamos cooperar com a Cruz Vermelha da Alemanha para dar apoio ao Japão. A Cruz Vermelha da Alemanha tem ligação estreita com a Cruz Vermelha do Japão, que está organizando a operação de ajuda através de uma estrutura bem elaborada. Abraçamos esta proposta e fizemos contato com a seção local da Cruz Vermelha em Wolfsburg e a sede nacional da Cruz Vermelha da Alemanha, em Berlim. Foi acertado que as doações dos trabalhadores da Volkswagen deverão contribuir com a ajuda humanitária no Japão e o trabalho da Cruz Vermelha", explicou Osterloh.

Segundo a Cruz Vermelha alemã, desde a ocorrência do terremoto e do tsunami, sua congênere japonesa está cuidando de pessoas desesperadas, que se sentem altamente inseguras, em acomodações de emergência montadas em escolas, ginásios esportivos e outros prédios públicos. Além de cobertores, comida e água, os sobreviventes também recebem assistência psicossocial e ajuda na busca por amigos e familiares. Apenas na devastada cidade portuária de Sendai, há duzentos centros de acomodação de emergência, onde as pessoas atingidas contam com alojamento, comida, assistência e apoio psicológico e social. A Cruz Vermelha do Japão também tem uma equipe médica em alerta em Nagasaki, para dar assistência a vítimas da radiação.

A Cruz Vermelha da Alemanha relata que a Cruz Vermelha do Japão é uma das maiores organizações do gênero em todo o mundo, com mais de dois milhões de voluntários ativos e uma equipe médica de sete mil profissionais. Atualmente, 134 equipes, com 800 pessoas, estão em atividade, sendo substituídas regularmente por grupos descansados.

Tags:
Comentários (0)

postado por Imprensa | 25. março 2011 02:58
 

A Volkswagen do Brasil é uma das patrocinadoras do 20º Festival de Curitiba, um dos maiores acontecimentos culturais do País. O evento ocorre entre os dias 29 de março e 10 de abril em diversos espaços da capital paranaense, e conta com programação variada, que inclui apresentações de teatro, música, circo, stand-up comedy, dança, cinema e gastronomia.

O consagrado Festival de Teatro de Curitiba, cuja Mostra Oficial terá 31 espetáculos, é um dos destaques da programação. Entre os espetáculos previstos estão "Preferiria Não?", com Denise Stoklos; "Tio Vânia", do grupo Galpão; a pré-estreia de "Tathyana", da Cia. de Dança Deborah Colker, "O Último Stand-up", dos Satyros; "Sua Incelença, Ricardo III", com o grupo Clowns de Shakespeare e direção de Gabriel Villela, e a montagem argentina "Tercer Cuerpo".

A mostra paralela do Festival de Teatro de Curitiba, batizada como "Fringe", chega à 12ª edição e terá 373 espetáculos em 67 espaços. Serão apresentados trabalhos cênicos profissionais de companhias de 19 Estados brasileiros e Distrito Federal, além de três internacionais. A programação, de 30 de março a 10 de abril, inclui os mais diversos gêneros, como comédia, drama, stand-up, tragédia, teatro de rua, dança e infantil.

Uma das novidades deste ano é a mostra de Cinema "Palco e Plateia", uma parceria com o Canal Brasil e a Cinemateca de Curitiba. Entre os dias 30 de março e 10 de abril, serão exibidos programas relacionados ao teatro. O público poderá conferir o primeiro programa da série "Palco e Plateia", apresentada pelo ator José Wilker, cujos outros 12 episódios serão exibidos no Canal Brasil. O 20º Festival de Curitiba contará ainda com show da cantora de MPB Maria Gadú, leituras dramáticas, palestras, mesas redondas, cursos rápidos e a seguinte programação:

- Risorama: Mostra de comédia stand-up, com curadoria do humorista Diogo Portugal, que tem Nany People como anfitriã. Reunirá sete humoristas por noite, de 31 de março a 5 de abril. A programação inclui famosos como Danilo Gentili, Nizo Neto, Fábio Porchat, Dani Calabresa, Marcelo Adnet, Rafinha Bastos, entre outros.

- Gastronomix: Chefs renomados servirão seus pratos em barracas montadas ao ar livre, em estilo quermesse, nos dias 9 e 10 de abril. Com curadoria do chef Celso Freire, o evento está em sua 3ª edição e oferecerá menu que reúne diferentes estilos e temperos, traçando um panorama da diversidade da culinária brasileira.

- Mish Mash: Terá apresentações que mesclam ilusionismo, comédia, dança e variedades nos dias 6 e 7 de abril. A programação inclui David Kaplan, que vem dos Estados Unidos para apresentar espetáculo de mágica, humor, malabarismo e equilibrismo.

- É Tudo Improviso: O programa de TV estará no palco do Festival de Curitiba. O ator Márcio Ballas e elenco farão shows de improvisação com cenas sugeridas pelos espectadores, nos dias 8 e 9 de abril.

- Guritiba: Programação infantil com teatro, dança, circo e música. Entre as atrações estão shows da banda Pato Fu.

Serviço
Ingressos: Entrada franca a R$ 50 (com opção de meia-entrada).
Shows: R$ 50 a R$ 140 (com opção de meia-entrada).
Vendas antecipadas: www.ingressorapido.com.br ou pelo telefone 4003-1212.
Programação: www.festivaldecuritiba.com.br

Tags:
Comentários (0)

postado por Imprensa | 25. março 2011 01:04
 

A Volkswagen do Brasil está apresentando a sua linha de modelos 2012, que já estará chegando a rede de concessionários a partir de meados do mês de abril. Entre as novidades estão os pacotes de personalização BlackFox e SilverFox, o novo pacote de opcionais I-Trend, que agrega tecnologia e interatividade, e novos itens de série para os modelos básicos.

O pacote opcional I-Trend associa itens visuais e tecnológicos, como volante multifuncional e rádio dotado de interface para iPod com custo bastante atrativo. Na área da segurança, a maioria dos modelos passa a ofertar opcionalmente o sistema de luzes de emergência para frenagens bruscas, o recurso aciona o pisca alerta automaticamente nos momentos de frenagens de emergência. Confira a seguir o que cada modelo traz de novo na linha 2012:

BlackFox e SilverFox

Pensando principalmente no público mais jovem, a Volkswagen criou dois pacotes de personalização, com motor 1.0, visualmente diferenciadas e dotadas de um atraente conjunto de equipamentos de fábrica.

O BlackFox e o SilverFox trazem cores exclusivas (preto Magic, perolizado, e prata Sargas) e vêm equipados com rodas de liga leve 15" "SPA" (em cor "Edelstahl" no BlackFox e preto Ninja no SilverFox), revestimentos dos bancos em tecido malharia "Spacer" cinza, coluna B com adesivo preto, volante com design diferenciado, parachoques dianteiro com friso cromado na grade inferior, espelhos de cortesia dos parassóis com iluminação, spoiler traseiro (na cor do veículo no BlackFox e em cor preto Ninja no SilverFox) e maçanetas das portas na cor do veículo.

O interior, com teto e colunas escuros, tem uma atmosfera mais aconchegante e, simultaneamente, esportiva. As duas versões também contam com logotipos de identificação nas portas dianteiras e tampa traseira, manopla da alavanca de câmbio exclusiva, piscas laterais nos retrovisores, faróis duplos com máscara negra, antena no teto, lanternas traseiras com lentes escurecidas e faróis de neblina.

Esses dois modelos exclusivos podem vir equipados com o módulo I-Trend, que acrescenta, entre outros itens, I-System, CD-player com interface para iPod, volante multifuncional, quatro altofalantes e dois tweeters.

Gol 2012

Entre as inovações introduzidas no Gol, destaca-se o sistema de luzes de emergência para frenagens bruscas, opcional, que tem a função de reduzir o risco de colisões traseiras em caso de parada repentina causada por engarrafamentos ou incidentes de trânsito nas ruas e estradas.

Outra novidade é a adoção de novas cores para iluminação do instrumento combinado, sendo vermelha nas versões de entrada e branca nas versões superiores. O objetivo foi seguir o novo padrão adotado pela Volkswagen em todo o mundo e que será estendida gradualmente a todos os modelos da marca.

As versões Power e Rallye contam, entre os opcionais, com o revestimento interno em couro sintético Native Vienna, dando um toque de requinte ao compartimento dos passageiros por um preço bastante vantajoso.

Para as versões básicas do Gol, a Volkswagen passa a oferecer o novo pacote opcional I-Trend que, além dos itens presentes no já conhecido Trend (spoiler traseiro, faróis duplos, antena no teto, chave canivete e fiação para som), inclui rodas de aço 15", I-System, CD-player com entrada para iPod, Volante Multifuncional, quatro altofalantes e dois tweeters.

Para as versões superiores do Gol, que já contam de série com todo o conteúdo do pacote Trend, o conjunto de opcionais I-Trend agrega rodas em liga leve com 15", I-System, CD-player com entrada para iPod e volante multifuncional.

Gol G4 2012

O Gol G4 2012 é oferecido nas versões 1.0 TotalFlex e 1.0 TotalFlex Ecomotion. Atendendo a pedidos de inúmeros clientes, o G4 1.0 TotalFlex passa a oferecer suspensão elevada entre os opcionais disponíveis. Este item é importante, sobretudo, para os usuários que utilizam o carro como veículo de trabalho, circulando por estradas de terra ou caminhos mal conservados.

O G4 1.0 TotalFlex também pode receber o módulo Trend, que inclui, entre outros itens, frisos laterais na cor da carroceria, caixas de rodas pintadas de preto e detalhes internos pintados na cor "Shark Silver".

O Gol G4 Ecomotion mantém como principal objetivo a economia de combustível, equipado com motor EA 111 1.0 apresenta uma melhoria no consumo e emissões de CO2 na ordem de 10%, mantendo um excelente desempenho. O modelo passa a contar na linha 2012 com um display digital no painel de instrumentos que indica a marcha correta para aquela condição de uso.

Voyage 2012

O Voyage agora tem como módulo Trend como opcional para o Voyage 1.6. A versão 1.6 Comfortline incorpora novos faróis dianteiros, com máscara em cromo escurecido, bolsa porta revistas nas costas dos bancos dianteiros, adesivo de proteção nas soleiras das portas dianteiras e nova serigrafia e iluminação do instrumento combinado.

O Voyage também pode receber os novos pacotes I-Trend, com o mesmo conteúdo oferecido para o Gol, tanto nas versões básicas como na Comfortline.

Além disso, o carro também passa utilizar novas cores para iluminação do instrumento combinado, sendo vermelha nas versões de entrada e em cor branca nas versões superiores.

A versão Comfortline também passa a oferecer como opcional o revestimento interno (bancos e portas) em Native Vienna.

Fox e CrossFox 2012

Duas importantes inovações de segurança estão disponíveis para toda a linha Fox 2012, a começar pela oferta do terceiro apoio de cabeça para o banco traseiro, que é item de série para as versões Prime e CrossFox e opcional para as versões 1.0 e 1.6 .

O Fox Prime e o CrossFox também passam a ofertar o sistema de luzes de emergência para frenagens bruscas (opcional no Fox Prime e de série no CrossFox). O CrossFox traz como novidade uma alteração no visual externo, com a adoção da cor cinza Ubatuba em detalhes externos. A nova cor se destaca mais principalmente nos carros de cor prata, onde o acabamento anterior, em tom semelhante ao da carroceria, era menos contrastado.

Todos os modelos do Fox podem vir equipados com os pacotes I-Trend que incluem, para as versões básicas, os itens já constantes do módulo Trend, acrescidos de I-System, CD-player com interface para iPod, volante multifuncional, quatro alto-falantes e dois tweeters. Para o Fox Prime, o pacote I-Trend inclui roda de liga leve com 15". 

Golf 2012

A linha Golf mantém suas sete versões, todas agora equipadas de série com freios ABS e airbags frontais. Os modelos básicos passam a contar, como os demais, com I-System.

A versão Sportline teve reforçada sua aparência esportiva, recebendo apliques inferiores em preto fosco no parachoque dianteiro, faróis de neblina com molduras cromadas e saída dupla de escapamento cromada (aparente). Internamente, as modificações incluem novos tecidos dos bancos (couro com tear "Spider" preto), banco traseiro bipartido com três apoios de cabeça e painel de instrumentos com iluminação branca. Foi mantida a versão Black Edition, que agora traz novo tecido nos bancos, em couro com tear "Spider" preto.

A versão Golf GT 2.0 ganhou banco traseiro bi-partido com 3 apoios de cabeça, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de chuva e crepuscular.

Saveiro 2012

A picape compacta da Volkswagen recebeu, nas versões 2012, suas primeiras alterações desde o lançamento. O veículo tem novos tecidos no revestimento interno e novo instrumento combinado, também com o novo padrão de iluminação da marca (vermelha nas versões de entrada e branca nas versões superiores).

As versões Trooper CS e CE têm novas faixas laterais, lanternas escurecidas, rodas de aço em cor Night Black e preparação para som. Também podem receber opcionalmente as rodas de liga leve escurecidas e assim como a Saveiro Cross, revestimento interno dos bancos e portas em Native Vienna preto.

Parati 2012

A Parati passa a ser ofertada nas versões 1.6 e Surf, ambas equipadas com motor 1,6 litro e câmbio manual de cinco marchas.

A Parati 1.6 passou por alterações no acabamento interno, ressaltando-se o novo tecido dos bancos, em malharia "Mosaico" cinza. O módulo Trend, opcional, inclui detalhes internos pintados na cor "Shark Silver" (molduras dos difusores de ar, gatilhos das portas e painel central) e, exteriormente, caixas de rodas pintadas de preto e lanternas traseiras escurecidas.

A Parati Surf tem como novidades internas nova serigrafia do instrumento combinado, novo tecido dos bancos em tear "Alliou" cinza, nova cor dos aros das saídas de ar do painel e detalhes em cor "Shark Silver".

Color & Trim

Cuidado no design interior pauta os produtos da Volkswagen
 
Materiais e acabamento superiores criam ambiente agradável
Para a Volkswagen, o espaço interno de seus automóveis merece sempre uma atenção especial, por ser a área de contato imediato dos usuários com o automóvel e, muitas vezes, um local onde passam várias horas diariamente ao se locomoverem entre a residência e o trabalho ou durante viagens de férias ou finais de semana.

Por isso, todo o novo desenvolvimento começa pela criação de um briefing específico, com as informações do projeto e inspirações. Os estudos para as mudanças introduzidas para o ano-modelo de 2012 foram iniciados 24 meses antes do seu lançamento e incluíram períodos de criação, desenvolvimento, testes, construção das primeiras peças e protótipos.

Para a Saveiro 2012, por exemplo, o tema escolhido foi "Grains", e as inspirações levaram à criação de tecidos ricos em estruturas, relevos e formas que remetem ao universo robusto desse veículo. Aliado ao desenvolvimento criativo, alta tecnologia foi aplicada nos padrões embossados das versões Trend, Trooper e Cross - cada versão recebeu um grafismo exclusivo.

Visando o Golf, o tema foi "Comics", onde as inspirações nos detalhes das histórias em quadrinhos geraram grafismos diferenciados. Para o Sportline, linhas modernas definiram o gráfico da embossagem exclusiva e, para o pacote Comfort, a excelência no toque foi prioridade, aliada ao matelassê da embossagem aplicada.

O acabamento das séries especiais BlackFox e SilverFox nasceu do desejo de dar exclusividade a esses veículos. Com o sucesso da primeira versão, ele foi repensado para 2012. Com interior escurecido (teto e colunas) e nova cor no painel de instrumentos, na região do cockpit, o ambiente interno dos carros passa a ser um universo diferenciado. Nos bancos, o bordado da série e o tecido exclusivo de tecnologia Spacer conferem esportividade aliada à sofisticação. No exterior, os detalhes pintados e a logotipia diferenciam o veículo.

Rádios Interativos Volkswagen

Tecnologia e interatividade
 
Sistemas de som da linha Volkswagen oferecem diversos tipos de mídia em um só aparelho
Os sistemas de som originais da Volkswagen estão entre os mais modernos e versáteis do mercado. Reunindo diversas mídias em um único aparelho, os equipamentos são desenvolvidos pela Engenharia da Volkswagen do Brasil para agradar a clientes de todos os perfis e faixas etárias.

Para os jovens, que têm o hábito de baixar músicas em formato MP3 pela internet para montar suas próprias seleções, a Volkswagen oferece o rádio MP3 Player com Bluetooth integrado e entradas frontais para cartão de memória do tipo SD-Card e para dispositivos USB (como iPods, MP3 Players e pendrives) no lugar do tradicional mecanismo do CD Player.

Com capacidade de armazenamento superior a de qualquer CD, os cartões SD, os pendrives e os MP3 Players garantem horas ininterruptas de música, sem repetições – somente um cartão SD com 32 Gb pode atingir cinco mil horas de gravação.

Single Din e Double Din

Para o consumidor que prefere contar com o CD Player, a linha original Volkswagen oferece a opção Single Din, para Gol, Parati e Saveiro, e a Double Din, para as linhas Fox, Golf e Polo. Ambos contam também com entradas frontais para cartão de memória SD-Card e dispositivos USB.

Outro recurso disponível nesses equipamentos é o Bluetooth, que, além de ser uma ferramenta de conversação via celular, que possibilita aos usuários falar ao celular sem tirar as mãos do volante, e também capta os arquivos no formato MP3 armazenados em aparelhos que possuem a mesma tecnologia, sem a necessidade de utilização de cabos.

A linha de CD Players possui vários recursos tecnológicos, como interface para I-Pod, ou seja total controle do I-pod por meio da entrada USB do rádio. O usuário poderá navegar dentro de todas as suas preferências e playlists criados no "I-tunes".

Outro recurso é o "Bluetooth agenda", ele permite que os contatos da agenda armazenados no celular do usuário sejam visualizados no Cluster e no display do rádio. O nome do contato que está chamando será mostrado caso esteja na agenda (caso não estiver na agenda, aparecerá o número).

Todos os veículos Volkswagen equipados com os rádios originais e sensores traseiros de estacionamento possuem a função PDC Mute, quando a marcha a ré é engatada, o rádio automaticamente ativa a função Mute, assim o motorista poderá ouvir o alerta sonoro do sensores traseiros de estacionamento e evitar possíveis danos no veículo. O cliente ainda conta com o Sistema Interativo Volkswagen I-System, que permite visualizar informações sobre o sistema de som no painel de instrumentos, tais como títulos das músicas, artista e número da faixa em reprodução.

Tags:
Comentários (0)

postado por Imprensa | 25. março 2011 01:00
 

A Volkswagen está trazendo para o Brasil a nova geração do Jetta, um dos sedãs médios de maior sucesso em todo o mundo. Totalmente novo e projetado na Alemanha, o modelo é maior, mais confortável e esportivo e introduz uma nova plataforma, especialmente desenvolvida para ele.

Com o novo modelo, a Volkswagen espera ampliar e consolidar sua participação no Brasil no disputado segmento dos sedãs de porte médio. Entre os trunfos para o Novo Jetta atingir esse objetivo estão suas duas versões: a Highline, equipada com um conjunto motriz excepcional – motor 2.0 TSI com 200 cv e transmissão DSG com dupla embreagem e seis marchas –, a opção mais potente da categoria. A versão Comfortline conta com motor 2.0 Total Flex e transmissão automática de seis marchas ou manual de cinco.

O Novo Jetta é consideravelmente maior que seu antecessor, suas dimensões o colocam próximo ao segmento imediatamente superior. A distância entre-eixos de 2.651 mm e os 1.778 mm de largura possibilitaram uma grande ampliação do espaço interno, com ganho significativo para os passageiros de trás. Essas dimensões, juntamente com a bitola de 1.535 mm na dianteira e 1.532 mm na traseira, também contribuem para maior conforto de rodagem e estabilidade. O comprimento total, 4.644 mm, é o maior da categoria e o porta-malas oferece generosos 510 litros de espaço para bagagem.

Design: a esportividade associada à elegância

Pleno de personalidade, o exterior do Novo Jetta reflete a nova linha global de estilo da marca Volkswagen e é marcado pelo equilíbrio dimensional trabalhado para dar ao carro aparência dinâmica, presença determinante e uma elegância que transcende o tempo.

A dianteira, extremamente importante na definição da personalidade de um automóvel, é caracterizada pela horizontalidade das linhas. A grade do radiador, em preto brilhante, combina com o grupo óptico trapezoidal, criando um conjunto estilístico único. Logo abaixo, o para-choque, pintado na cor da carroceria, com uma superfície limpa e esculturada. Mais abaixo, uma entrada de ar adicional e um aerofólio estilo "bandeja" – inspirado nos splitters usados em carros de competição – dão ao carro um ar definitivamente esportivo.

A porção superior da parte frontal mostra uma forte transição, desde o capô em forma de V até os paralamas. De acordo com o designer brasileiro José Pavone, que participou da criação do Novo Jetta, a transição nesta área dos "ombros" do carro foi tirada integralmente do carro conceito NCC (New Compact Coupé) e adiciona ao estilo dinamismo.

Visto de perfil, o carro se destaca exatamente pelos "ombros", batizados de tornado lines, e pela ênfase dada aos arcos das aberturas das rodas. Ambos unem os volumes maiores, definidos pelas grandes superfícies homogêneas, gerando uma forte impressão de dinamismo. Graças à generosidade das bitolas, há uma transição precisa para a moldura das rodas. O design dos retrovisores externos, com lanternas direcionais integradas, baseia-se no Passat CC.

Superfícies e transições harmônicas também dominam a aparência traseira do Novo Jetta, onde se destacam os elementos de iluminação. As lanternas traseiras são divididas em duas seções, estendendo-se nas laterais desde os para-lamas até a parte posterior do carro.

Interior: atenção aos detalhes

O design interno dos carros da Volkswagen tem como base algumas linhas-chaves: perfeição ergonômica e um claro e destacado nível de qualidade de execução e materiais. Seguindo esses princípios, o interior do Novo Jetta é inteiramente novo mas, de certa forma, parece bastante familiar aos usuários da marca.

O motorista irá se sentirá a vontade diante da bem estudada disposição dos instrumentos no painel, assim como dos comandos e dispositivos postos ao seu alcance no console central, de forma intuitiva e agradável. Cores equilibradas e materiais refinados dão ao Novo Jetta uma aparência com estilo fortemente europeu, em que cada detalhe tem extrema importância. Os passageiros também vão sentir a diferença: comparado a geração anterior, o espaço para as pernas no banco traseiro aumentou significativamente, proporcionando conforto superior à maioria dos carros da categoria.

As duas versões do Novo Jetta oferecidas no Brasil têm características próprias, voltadas para nosso mercado, onde o segmento dos sedãs médios atende consumidores sofisticados e exigentes. Vários detalhes diferem do modelo oferecido nos Estados Unidos como, por exemplo, as motorizações.

A Volkswagen dá muita importância ao interior de seus produtos, por entender que, no dia a dia, seus clientes e familiares despendem muito tempo em seus carros ao se deslocarem nas grandes cidades ou em viagens. Por isso, toda a atenção é dada a cada detalhe, como pode ser conferido nos aros cromados dos instrumentos e nos controles. A paixão pela qualidade é percebida ao primeiro toque e não se desfaz ante uma observação mais acurada. Esse é um dos valores mais importantes da marca.

Mecânica um passo à frente: motor TSI com transmissão DSG

Entre as características que tornaram o Jetta um dos carros mais admirados e desejados do Brasil, sempre se destacou seu comportamento dinâmico. O Novo Jetta mantém esta tradição e chega com um conjunto mecânico alinhado com o que existe de mais moderno no mundo. O Jetta Highline vem equipado com o consagrado motor 2.0 TSI, com 200 cv e torque de 28,5 kgfm.

Este motor utiliza um turbocompressor, sistema de injeção direta de combustível, quatro válvulas por cilindro, comando de válvulas varíavel, gerando uma curva de torque plana a partir de baixas rotações. Ele é uma referência do conceito de downsizing (alta performance com baixa cilindrada e baixo consumo de combustível) e tem sido um dos motores mais premiados internacionalmente nos últimos anos por sua avançada tecnologia, desempenho, eficiência no consumo e baixo nível de emissões de CO2.

Para otimizar ainda mais a performance deste motor best in class (o mais potente da categoria), a Volkswagen equipou o Novo Jetta com a também extraordinária transmissão DSG, de dupla embreagem Tiptronic e seis marchas.

A configuração deste sistema faz com que execute trocas de marchas com muita rapidez e suavidade, sem interrupção de torque, de forma automática ou manual. A transmissão pode ser acionada manualmente através da alavanca posicionada no console ou pelas borboletas (shift paddles) posicionadas junto ao volante. O número de marchas (seis) também contribui com o desempenho, mantendo o motor sempre dentro da faixa de giros ideal para oferecer maior torque com menor consumo.

O resultado é sensível ao menor toque no acelerador: o Jetta Highline acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 238 km/h. Tudo isso com um consumo médio de 14, 8 km/l na estrada (referência NBR 7024).

TSI: muito além do turbo

TSI é a sigla para a tecnologia pioneira desenvolvida pela Volkswagen para motores de combustão. Ela combina injeção direta de combustível e sobrealimentação de ar em um motor compacto com potência comparável a unidades bem maiores (tendência conhecida como "downsizing").

Com a injeção direta, o combustível é injetado sob altíssima pressão (até 120 vezes a pressão atmosférica – o equivalente a 1.200 m embaixo d'água) diretamente na câmara de combustão, por meio de injetores especiais. Isto proporciona uma imediata e finíssima pulverização do combustível, cuja posterior combustão ocorre de forma completa (menos poluentes) e com baixas perdas (alto aproveitamento do calor gerado).

Além disso, devido ao resfriamento do cilindro causado pela evaporação do combustível, os motores TSI possuem menor tendência à detonação (batida de pino), permitindo utilizar maiores taxas de compressão, o que se traduz em mais potência e menor consumo.

A injeção direta impede que o combustível evapore antes da mistura ar-combustível entrar na câmara de combustão (aquele efeito que faz motores convencionais, transformados para utilizar gás natural, perderem um pouco de desempenho). Ou seja, há "espaço" para mais ar puro entrar no motor e ser misturado ao combustível, gerando ainda maior torque e potência.

Para aumentar ainda mais o fluxo de ar, os motores TSI dispõem de sobrealimentação, feita por meio de um ou mais turbocompressores. Longe de serem simples rodas d'água, eles funcionam de forma similar a turbinas aeronáuticas, só que com uma fonte de energia grátis: a pressão e a temperatura dos gases de escape, normalmente desperdiçados, movimentam pás altamente eficientes, para bombear mais ar para o motor.

A injeção direta, combinada com a sobrealimentação leva ao "downsizing": com menos cilindrada é possível obter o mesmo desempenho de grandes motores. Motores TSI são menores e, por isso, possuem ainda as vantagens adicionais do menor peso, menor atrito e maior adequação (layout) a uma boa aerodinâmica veicular, fator também importante para o consumo.

Como o torque máximo ocorre em baixa rotação, e é mantido por uma larga faixa de operação, os motores TSI proporcionam grande prazer ao dirigir. Esta tecnologia, combinada a um sofisticado sistema eletrônico de gerenciamento, é reconhecida na Europa pela excelente dirigibilidade, proporcionando acelerações suaves, porém rápidas, que garantem ultrapassagens seguras. Tudo isso aliado a um baixo consumo e baixas emissões de CO2 e de gases poluentes.

O Dr. Jens Hadler, diretor de Desenvolvimento de Powertrain da Volkswagen, resume: "os motores TSI demonstram a impressionante eficiência da baixa cilindrada, da injeção direta de combustível e da inteligente sobrealimentação, garantindo excepcional desempenho combinado com baixas emissões de poluentes e consumo de combustível – e tudo a um custo razoável."

Opção pela racionalidade: motor 2.0 Total Flex

Para equipar a versão Comfortline, que se caracteriza pela excelente relação custo-benefício, a Volkswagen optou pelo motor 2.0 Total Flex com 120 cv, totalmente ajustado para as condições brasileiras. Além da tecnologia Total Flex, que possibilita a utilização tanto de etanol como de gasolina, ou qualquer combinação dos dois combustíveis, ele oferece um excelente desempenho e conforto. Isso é obtido graças ao bom desempenho do novo sistema de coxinização do motor, que proporciona baixo nível de ruidos e vibrações.

O motor Total Flex é bastante conhecido por equipar também outros modelos da marca. Foi desenvolvido uma nova aplicação de software do sistema de injeção do Novo Jetta. O resultado é um motor com torque de até 180 Nm quando utilizado com E100, maior que o dos principais concorrentes, resultando em excelente dirigibilidade e conforto, principalmente no trânsito urbano.

O Jetta Comfortline pode ser equipado com a transmissão manual MQ250, de cinco marchas, ou, opcionalmente, com a transmissão automática AQ250 Tiptronic (segunda geração) de seis marchas, para maior conforto do motorista, especialmente no trânsito pesado das grandes cidades. Por ter seis marchas, a transmissão automática faz trocas com maior suavidade e possibilita melhor aproveitamento do motor, que trabalha sempre dentro de sua faixa de maior torque e menor consumo.

A transmissão AQ250 (segunda geração) foi desenvolvida para proporcionar menor consumo de combustível e emissão de poluentes. Isso foi obtido através de uma nova estratégia de bloqueio do conversor de torque para privilegiar a eficiência de transmissão de potência (com menos escorregamento e, portanto, melhor consumo de combustível), principalmente no trânsito urbano. Adicionalmente, novos rolamentos reduziram o atrito interno, colaborando no mesmo sentido. O condutor tem sempre a opção de assumir o comando da transmissão automática, realizando as trocas de marcha pela alavanca ou através das borboletas junto ao volante multifuncional.

Novo Jetta Highline – acima do segmento

A versão topo de linha do Novo Jetta se posiciona acima de tudo o que é oferecido no segmento de sedãs médios do mercado brasileiro. Além da mecânica de alta tecnologia, o carro vem equipado, de série, com o novo rádio MP3 touchscreen com Bluetooth, freios ABS, ASR, EDL e controle eletrônico de estabilidade ESP, rodas de liga com 17 polegadas, ar-condicionado Climatronic com duas zonas, controle automático de velocidade (piloto automático), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor crepuscular e sensor de chuva, função Coming & Leaving Home de acionamento dos faróis e bancos revestidos em couro.

O Highline conta também com seis airbags – dois dianteiros, dois laterais para os ocupantes da frente e dois do tipo cortina, que protegem a área das janelas laterais de todo o veículo. Para assegurar que os airbags serão acionados o mais rapidamente possível, o Novo Jetta tem um sistema especial de sensores para detectar a intensidade das colisões e ativar o equipamento. O dispositivo eletrônico, colocado no centro do compartimento de passageiros, avalia sinais de desaceleração de baixa frequência. Ao mesmo tempo, acelerômetros especialmente ajustados avaliam frequências médias ou na faixa audível. Esses sinais são gerados como ondas ao longo do carro quando as longarinas da frente sofrem uma rápida deformação, que se propagam em alta velocidade, tornando possível avaliar a severidade da colisão com muita rapidez.

Aços de alta resistência e enrijecidos também são parte da construção do novo Jetta. Esses materiais especiais ajudam a criar uma estrutura extremamente segura, ao mesmo tempo em que evitam que o peso aumente de forma considerável. A energia dos impactos é conduzida através da estrutura de acordo com o tipo de colisão, absorvendo uma parte da energia que, de outra forma, iria ser transmitida aos ocupantes do carro.

Jetta Comfortline – economia sem concessões

Os consumidores que procuram um sedã médio de alta classe, mas não abrem mão da racionalidade e da economia, irão encontrar uma opção ideal na versão Comfortline do Novo Jetta. Além da economia e conforto de rodagem proporcionados pelo motor 2.0 Total Flex, o modelo oferece de série uma variedade de equipamentos normalmente só encontrados em versões superiores da concorrência.

O Novo Jetta Comfortline vem equipado com rodas de liga leve com 16 polegadas e pneus 205/55 R16, limpadores de para-brisas com variação intermitente, além de para-choques, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria. O carro também possui protetor de cárter, espelhos retrovisores com acionamento elétrico aquecidos e saída de escapamento dupla.

Entre os dispositivos de segurança, o Comfortline conta com três apoios de cabeça traseiros, freios ABS, ASR, EDL, airbags para o motorista e passageiro da frente com desativação para o lado do passageiro e airbags laterais nos bancos dianteiros.

Somam-se ainda o alarme antifurto, aviso sonoro de faróis ligados, sistema Isofix para fixação de cadeira de segurança para crianças, aviso sonoro da não utilização dos cintos de segurança, cintos de segurança frontais com pré-tensionador e cinto de segurança de três pontos para o passageiro sentado ao centro do banco traseiro. O carro conta ainda com faróis com dupla parábola, faróis de neblina e os convenientes sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Tags:
Comentários (0)

postado por Autovisão | 24. março 2011 03:07
 

Nos últimos anos, fomos abordados por todos os lados com notícias sobre as consequências dramáticas que o aquecimento global tem causado. O derretimento das geleiras, o aumento da temperatura média da Terra e as catástrofes ambientais a que assistimos são apenas alguns exemplos do que o excesso de emissão de CO2 tem feito ao nosso Planeta. Diante disso, muitos podem se perguntar: o que podemos fazer?

Pensando em pequenas práticas que podem mudar o mundo, foi criada em 2007, pela rede WWF (World Wildlife Fund), uma campanha de conscientização ambiental - Hora do Planeta - em que 2,2 milhões de residências e empresas na Austrália desligaram suas luzes em defesa das mudanças climáticas. A campanha teve uma repercussão tão grande que continua até hoje, tem âmbito mundial, e em 2010 contou com a participação de mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, de 128 países.

Atualmente, a Hora do Planeta é a maior campanha de conscientização ambiental do mundo. Em 2008, até mesmo o Coliseu de Roma teve suas luzes apagadas. O Brasil participou pela primeira vez da Campanha no ano de 2009, quando monumentos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e a Ponte Estaiada ficaram durante uma hora no escuro.

A Campanha acontece uma vez por ano, no último sábado do mês de março. Em 2011 será no próximo sábado, dia 26 de março, no horário das 20h30 às 21h30. Para participar, basta apagar as luzes no dia e horário indicado e se inscrever no site da campanha (www.horadoplaneta.org.br) para que as participações sejam computadas.

A Hora do Planeta é uma forma de pessoas e empresas mostrarem que algo precisa ser feito urgentemente para salvar nosso Planeta. Pensando nisso, a Volkswagem do Brasil criou o programa Vida Sustentável para conscientizar todos os seus empregados e clientes a reduzir o impacto de suas ações no aquecimento global. Práticas simples, como apagar as luzes que não estão sendo utilizadas ou que não são essenciais, podem fazer uma grande diferença.

Desligar nossas luzes por uma hora pode parecer muito pouco frente aos problemas ambientais que enfrentamos. Mas se todos participarem e se sentirem inspirados a fazer algo pela nossa Terra, com certeza conseguiremos mudar o caminho para o qual estamos seguindo. O Planeta é nossa responsabilidade e não podemos permitir que toda a sua beleza se acabe sem que façamos algo para evitar.

Tags: , , , , ,
Comentários (0)

postado por Autovisão | 21. março 2011 09:42
 

No dia 22/03 comemoramos o Dia Mundial da Água. Esta data foi instituída para fazermos uma  reflexão em relação ao papel e responsabilidade de cada um de nós na preservação deste recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. A água é utilizada no preparo das refeições e na lavagem das roupas, sacia nossa sede e nos auxilia na limpeza do nosso corpo, propicia transporte, diversão e produção de alimentos, e também é a maior fonte geradora da energia elétrica no Brasil. No entanto, devido à demanda cada vez maior por água, e caso as ações humanas não sejam revistas e medidas para evitar o desperdício não sejam tomadas, a água se transformará em recurso esgotável.

Para nos ajudar nessa reflexão, temos a exposição “Água na Oca” que conta com apresentação, iniciativa, patrocínio e apoio de várias empresas, inclusive com o copatrocínio da Volkswagen do Brasil. É uma exposição que trata da profunda relação da água com o imaginário humano e de sua condição de patrimônio material da humanidade, contando com  aquários reais e virtuais, fotografias, instalações e obras de arte que revelam a importância da água para o planeta em uma megaexposição de 8.000 m², até o dia 8 de maio, no pavilhão da Oca, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

A mostra é dividida por temas, de acordo com cada andar do pavilhão da Oca.

No térreo, o visitante encontra o MUNDO D’ÁGUA, que aborda a maneira pela qual relacionamos a água, a vida, a geografia e o conhecimento científico. O andar também tem como atração uma faixa de aquários com mais de 60 espécies de peixes que vivem em sete ecossistemas diferentes.

O subsolo da OCA é o andar dedicado às obras de arte que envolvem a água. Denominado DESAGUAR, explora o potencial artístico da água.

O primeiro andar tem como tema INFILTRAÇÃO, destacando o peso da cidadania, da participação e da consciência coletiva e aborda tópicos como as enchentes, os mananciais e o uso sensato da água.

No segundo andar, encontramos A ÚLTIMA FRONTEIRA, uma experiência coletiva em que se observa o ponto mais profundo do oceano e seu enorme conhecimento intangível.

Água na Oca realizará também palestras, workshops e um extenso programa educacional, voltado para toda a rede de ensino.

Para seus colaboradores, a Volkswagen programou, em parceria com a SABESP, a apresentação em 22/03 de palestras informativas sobre a água e a preservação do meio ambiente, a distribuição de materiais explicativos e a exposição do “Pura Móvel”, que demonstra o uso correto dos mecanismos hidráulicos, utilizando regulador de vazão para reduzir o consumo de água, e haverá também a apresentação da maquete “Ciclo do Saneamento” que mostra os processos de captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento dos esgotos, além do processo de reúso da água.

Participe. Reflita. Aja! É importante para você, é importante para o planeta. Maiores informações sobre a exposição Água na Oca acesse: www.aguanaoca.com.br

Tags:
Comentários (0)


<<  julho 2014  >>
seteququsedo
30123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031123
45678910

Follow me on Twitter