postado por FundaçãoVW | 30. agosto 2011 10:33
 

A Fundação Volkswagen está promovendo, em parceria com a Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo e o apoio da AMD Foundation, a primeira edição dos Games for Change (Jogos pela Transformação) na América Latina. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de videogames em favor da educação e da transformação da sociedade. A série de eventos que integram os Games for Change começou ontem na Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo.

A organização Games for Change foi criada nos Estados Unidos em 2004 para promover a pesquisa, a criação e a aplicação de videojogos para transformar positivamente a sociedade, a educação, a  economia e a cultura. "Assim como a  organização americana, a Fundação Volkswagen aposta na educação como um fator essencial para a construção de uma sociedade com oportunidades para todos. Educar por meio de ferramentas lúdicas é uma forma criativa de envolver o público e de fixar o conhecimento", afirmou Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen.

Próximas edições

Além da abertura em São Bernardo do Campo, os Games for Change América Latina 2011 contarão com mais seis edições, as quais ocorrerão também nas cidades onde estão instaladas fábricas da Volkswagen do Brasil: São José dos Pinhais, Taubaté e São Carlos. A entrada para os eventos é gratuita, mais informações http://gamesforchange.org.br/

Confira a programação:

Cidade

Data

Local

São José dos Pinhais

6/9

Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, Avenida Rui Barbosa, 9.244 – Centro

São Paulo

29/9

Durante o Simpósio de Educação Paulus, na Fapcom, Rua Major Maragliano, 191 - Vila Mariana

Taubaté

12 a 16/10

Durante o Festival Ligação, no Depto. de Arquitetura da Unitau, Praça Felix Guisard, 120 - Centro

Salvador

7 a 9/11

Durante o Congresso SBGames, na Uneb, Rua Silveira Martins, 2.555 -  Cabula

São Carlos

14 a 20/11

Durante o Festival Contato (local em definição)

São Paulo

1 a 10/12

Durante o Games for Change Festival, na USP, Avenida Afrânio Peixoto, s/n

 

Tags:
Comentários (0)

postado por FundaçãoVW | 30. agosto 2011 06:16
 
Ciclo tem início hoje (29/8) com evento gratuito em São Bernardo do Campo
 
A Fundação Volkswagen promoverá, em parceria com a Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo e apoio da AMD Foundation, a primeira edição na América Latina do Games For Change (Jogos pela Transformação). A série de eventos, em seis cidades brasileiras, terá início nesta segunda-feira (29/8), das 14h às 19h, no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo. A entrada é aberta ao público gratuitamente.
 
Games For Change é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que desde 2004 promove a pesquisa, a criação e a aplicação de videojogos com potencial para transformar beneficamente a sociedade, a educação, a economia e a cultura. "Assim como a organização Games For Change, a Fundação Volkswagen também investe na educação como importante fator para a transformação social. Educar por meio de ferramentas lúdicas, como games, é uma forma criativa de envolver o público de diversas idades e facilitar a fixação do conhecimento", afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.
 
O primeiro encontro, na Metodista, contará com apresentações, debates e seminários sobre jogos com potencial benéfico. O evento terá ainda o lançamento do primeiro concurso de jogos com ideais transformadores do Brasil. A jornada prevê a participação de convidados do Brasil, ao vivo, e de parceiros internacionais da rede G4C Global (Games For Change), por vídeo-conferência.
 
Confira a programação:
 
29/8 Quem Instituição Ação
14h00 Registro
14h30 Fabio Josgrilberg Metodista Abertura
14h45 Conceição Mirandola Fundação Volkswagen Abertura
15h00 Michelle Byrd G4C Global G4C Global
15h10 Asi Burak G4C Global G4C Global
15h20 Gilson Schwartz G4C América Latina/Cidade do Conhecimento/USP G4C América Latina/ Cidade do Conhecimento/USP
16h00 Alan Gershenfeld E-line Media/G4C Board Keynote / E-line
16h40 Coffee Break
17h00 Affonso Fleury Politécnica / USP Pesquisa, Ensino e Mercado – USP – Pesquisa BNDES
17h20 Alvaro Gabriele Fatec Meetups e Rede Acadêmica
17h40 Mario Lapin G4C América Latina/Virgo Tutorial Call for Games
18h00 Coquetel e Networking
19h00 Encerramento
 
Serviço
 
1ª Jornada Games For Change América Latina
Data: Segunda-feira (29 de agosto), das 14h às 19h.
Local: Anfiteatro Sigma da Universidade Metodista de São Paulo, no campus Rudge Ramos
(Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo).
Entrada: Gratuita.
PRÓXIMAS EDIÇÕES
O Games For Change América Latina 2011 contará com outras seis edições, sendo que serão contempladas todas as cidades que contam com unidades da Volkswagen do Brasil: São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais, Taubaté e São Carlos.
Confira as próximas etapas:
6/9 - São José dos Pinhais (PR) na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego
29/9 - São Paulo no Simpósio de Educação Paulus
12 a 16/10 -Taubaté (SP) no Festival Ligação
7 a 9/11 - Salvador (BA) no Congresso SBGames
14 a 20/11 - São Carlos (SP) no Festival Contato
1 a 10/12 - São Paulo (SP) na Cidade Universitária da USP

Tags:
Comentários (0)

postado por FundaçãoVW | 26. agosto 2011 07:56
 

Encontro em São José dos Pinhais nessa quarta-feira (24 de agosto) com 80 professores da rede municipal de ensino recebem formação, beneficiando diretamente cerca de 2.000 crianças. Proposta é ampliar o repertório de brincadeiras e jogos e estimular a reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Educadores apontam mudanças positivas no processo de aprendizagem e no relacionamento com os alunos.

A Fundação Volkswagen, por meio do projeto Brincar, investe na formação continuada de professores e gestores que trabalham com educação infantil em São José dos Pinhais. Os educadores da rede municipal de ensino se encontram mensalmente para aprimorar suas práticas com relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas e recreativas com as crianças.

A formadora do projeto Brincar, Sandra Cordeiro Marino, explica: "O nosso objetivo é sensibilizar o olhar do professor, reavivar a memória e enriquecer o conhecimento, oferecendo um repertório de brincadeiras, jogos e brinquedos da nossa cultura".

A proposta reconhece que o ato de brincar livre é um direito da criança, garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente. A cada encontro há momentos de vivências, de compartilhamento de experiências pessoais e profissionais, de reflexões sobre a prática diária e a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

Em São José dos Pinhais, o projeto Brincar começou ano passado, com duração de dois anos e contabiliza 64 horas de formação presencial no município. "É uma aproximação importante entre a fábrica e a comunidade. O projeto educacional reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento da sociedade", diz a gestora da unidade da área de Recursos Humanos, Gislaine Ferronatto.

A formação dos educadores é resultado da parceria entre a Fundação Volkswagen, responsável pelo investimento social privado, o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), difusor do conhecimento, e a prefeitura de São José dos Pinhais por meio da Secretaria Municipal de Educação. "Acreditamos que os professores são capazes de oferecer educação de qualidade, por isso investimos na formação deles", afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.

Mudanças positivas

Diversos conteúdos são abordados nos encontros: o brincar com histórias e com palavras; com música e movimento; o imitar e o dramatizar; o desenhar, pintar, modelar e o construir. Os professores já perceberam mudanças positivas no desenvolvimento das crianças.

Para a educadora infantil, Aline Franco de Lima, é possível ensinar brincando. "Eu aplico em sala de aula várias cantigas de roda que aprendi nos encontros. Percebo que as crianças ficam mais curiosas e atentas, elas se identificam e interagem mais, é como se eu falasse a linguagem delas".

Ao brincar com as múltiplas linguagens, os educadores têm proporcionado mais oportunidades para as crianças viverem plenamente a infância. "Eu pude aprender brincadeiras, cantigas, danças, histórias e jogos de diferentes regiões do Brasil que eu nem conhecia. É importante ter um repertório amplo, pois, para cada criança ou grupo, eu faço um direcionamento diferente", conta a educadora infantil Vera Lúcia Sary Lamari.

A formadora do projeto Brincar, Sandra Marino, conclui: "É um olhar diferente sobre as crianças, com um conhecimento melhor sobre o universo infantil. Hoje elas passam o dia todo na escola. Portanto, a escola precisa aprender a dar espaço a essa necessidade do brincar da criança".

Tags:
Comentários (0)

postado por Imprensa | 16. agosto 2011 03:21
 

A Volkswagen do Brasil patrocina o teatro itinerante Planeta Água – Um Mundo Sustentável, que se apresentará neste mês às crianças da rede pública de ensino de Taubaté, no interior de São Paulo. O projeto faz parte das comemorações junto à comunidade do Dia da Volkswagen, que é celebrado na cidade em 21 de agosto. O espetáculo infantil aborda o tema da sustentabilidade, transmitindo mensagens importantes sobre preservação do meio ambiente e dicas para evitar o desperdício dos recursos naturais.

A temporada em Taubaté terá 14 apresentações, que ocorrerão entre os dias 15 e 23 de agosto, no Volkswagen Clube Taubaté. Serão realizadas duas apresentações diárias, de segunda a sexta-feira, sempre com início às 8h30 e às 14h00, beneficiando aproximadamente 2.100 alunos da rede pública de ensino do município. No domingo, dia 21, em comemoração ao Dia da Volkswagen, serão realizadas duas apresentações, às 10h30 e às 14h30, para filhos de colaboradores da Volkswagen.

Depois da apresentação, os atores se juntarão aos alunos para um pequeno bate-papo sobre o tema da peça e, em seguida, será realizada uma oficina interativa com as crianças envolvendo os problemas ambientais existentes no País. "O objetivo maior é integrar à formação das crianças a prática sustentável, com exemplos claros e a partir da abordagem de temas do cotidiano, divertindo e ensinando", afirma Michelle Martins, coordenadora do Projeto Planeta Água, realizado pela Bellini Cultural em parceria com o Ministério da Cultura.

Desde 2003, o Planeta Água já percorreu mais de 200 cidades brasileiras, beneficiando gratuitamente mais de 300 mil crianças. O patrocínio da Volkswagen do Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, estende à comunidade o propósito do programa de Educação Ambiental da empresa, que é estimular a mudança de hábitos em favor do meio ambiente, além de reafirmar um dos compromissos da marca, que é crescer de forma sustentável.

Dia da Volkswagen

No domingo, dia 21 de agosto, será celebrado em Taubaté o Dia da Volkswagen, instituído no município por meio de um decreto legislativo da Câmara de Vereadores. O diretor da fábrica de Taubaté, Frank Sowade, afirmou que a empresa sente-se muito honrada com esta homenagem. "A Volkswagen encontra em Taubaté o ambiente de negócios adequado para a produção de carros competitivos e com excelente qualidade. Para isso, contamos com profissionais altamente capacitados e motivados, além de equipamentos e recursos tecnológicos de última geração", disse.

Já o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale, destacou que a criação da data mostra o ótimo relacionamento que existe entre a empresa e a cidade de Taubaté. Segundo ele, "ao longo dos anos, temos estabelecido uma relação de confiança, respeito e amizade entre a Volkswagen do Brasil e a comunidade taubateana."

A data, a ser comemorada sempre no 3º domingo do mês de agosto, foi criada por iniciativa do vereador Prof. Francisco Saad. Além de citar os fatores econômicos, ele destacou também que a empresa "tem fortes e sérios compromissos com a preservação do meio ambiente" e está engajada no desenvolvimento social do município.

Serviço

Projeto Planeta Água
Dias: de 15 a 23 de agosto (de segunda a sexta-feira) e no dia 21 (domingo)
Horário: às 8h30 e às 14 horas; às 10h30 e às 14h30 (dia 21)
Local: Volkswagen Clube Taubaté
Endereço: Estrada Municipal Pref. Guido Miné, 675, Quiririm, Taubaté/SP

Tags:
Comentários (0)

postado por FundaçãoVW | 15. agosto 2011 10:47
 

A Fundação Volkswagen premiou na sexta-feira (12/8) os dez projetos, organizações sociais e colaboradores que venceram o Concurso Volkswagen na Comunidade 2011, durante evento na Pinacoteca de São Bernardo do Campo (SP). Neste ano, o concurso chegou à sua quarta edição, somando R$ 1 milhão em prêmios entregues a 29 organizações sociais, com cerca de 3.500 pessoas beneficiadas diretamente.

Durante o evento, o vice-presidente de Recursos Humanos e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen, Dr. Josef-Fidelis Senn, disse que tem "enorme alegria em fazer parte do projeto", porque sempre foi seu incentivador. "O Volkswagen na Comunidade nasceu para apoiar e homenagear os colaboradores que doam uma parte de si, do seu trabalho ou do seu tempo, para se dedicar ao trabalho voluntário", explicou.

O diretor de Assuntos Jurídicos e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros, afirmou que "o que nos motiva a promover projetos e propostas como o concurso é acreditar na possibilidade da mudança e da transformação". Ele destacou que "estamos aqui hoje porque temos uma legião de funcionários nas fábricas e unidades da empresa em todo o Brasil que compartilham desse ideal, de promover mudança, de fazer o bem".

Recorde

Desde 2008, quando teve início, o concurso já teve 1.194 projetos inscritos de 1.076 organizações de todo o Brasil. Nesta edição, o concurso recebeu o número recorde de 380 projetos e ampliou a premiação de oito para dez projetos. Cada vencedor recebeu um prêmio de R$ 30 mil e também um curso de Gestão de Projetos Sociais.

Além dos colaboradores e representantes das organizações sociais, também participaram da premiação os secretários municipais de São Bernardo do Campo: Giba Marson (Gestão Ambiental) e Marcia Barral (Desenvolvimento Social e Cidadania), que representou o prefeito Luiz Marinho.

Clique aqui para conhecer as organizações sociais e os colaboradores premiados, além das fotos do evento de premiação.

 

Tags:
Comentários (0)

postado por FundaçãoVW | 4. agosto 2011 04:00
 

Instituto Baccarelli, mantido pela Volkswagen, promoverá uma série de concertos em agosto. Sinfônica Heliópolis fará duas apresentações em São Paulo, uma delas com regência do maestro Zubin Mehta.

Sinfônica Heliópolis, gerida pelo Instituto Baccarelli, que tem a Volkswagen do Brasil como uma de suas empresas mantenedoras, fará duas apresentações musicais durante o mês de agosto. A primeira será no dia 14, às 11h, na Sala São Paulo, com entrada franca, e terá a participação de cinco jovens solistas, sob a regência do diretor artístico do Instituto Baccarelli, Isaac Karabtchevsky. Serão apresentadas as obras de Haydn, Nino Rota e Mozart.

A outra apresentação será realizada no dia 18, no Teatro Municipal de Paulínia, em São Paulo, às 20h. O programa "Concerto Conjunto" terá a participação da Orquestra Jovem da Filarmônica de Israel, sob a regência do maestro Zubin Mehta. Serão apresentados os hinos nacionais do Brasil e de Israel, além das obras "Les Préludes", de Lizst, "Romeu e Julieta", de Tchaikovsky, e "Sinfonia Fantástica", de Hector Berlioz.

O Instituto Baccarelli promoverá ainda um concerto da Orquestra Juvenil Heliópolis no Centro Cultural São Paulo, no dia 7 de agosto, às 11h30, com estrada franca. Serão realizados mais três concertos da Orquestra Juvenil em escolas da cidade de São Paulo, também gratuitos. Por meio do ensino da música e do canto, a instituição realiza a integração social de crianças e jovens da comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

Confira os locais e as datas dos concertos:

LOCAL

DATA / HORÁRIO

"Concerto da Orquestra Juvenil Heliópolis"

CEU Quinta do Sol

6/8/2011, às 15h

"Concerto da Orquestra Juvenil Heliópolis" na série "Clássicos"

Centro Cultural São Paulo

7/8/2011, às 11h30

"Concerto da Orquestra Juvenil Heliópolis"
CEU Azul da Cor do Mar

13/8/2011, às 15h

"Sinfônica Heliópolis e Jovens Solistas do Instituto Baccarelli"

Sala São Paulo

14/8/2011, às 11h

"Sinfônica Heliópolis e Academia da Filarmônica de Israel"
Regente: Zubin Mehta

Teatro Municipal de Paulínia

18/8/2011, às 20h

"Concerto da Orquestra Juvenil Heliópolis"
CEU Casa Blanca

27/8/2011, às 15h

Tags:
Comentários (0)


<<  agosto 2014  >>
seteququsedo
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
1234567

Follow me on Twitter