postado por FundaçãoVW | 10. outubro 2011 07:04
 

A Fundação Volkswagen promove, em parceria com a Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo e apoio da AMD Foundation, a participação Games For Change (G4C – Jogos pela Transformação) no festival Ligação – Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação, que ocorre de 12 a 16 de outubro, em Taubaté. O objetivo da rede, criada há sete anos nos EUA, é promover a pesquisa, criação, inovação e disseminação de jogos digitais voltados à transformação social. Este é o primeiro ano em que ela vem ao Brasil, numa série de eventos que serão realizados até dezembro. Depois de Taubaté, irá para Salvador, São Carlos e, por último, São Paulo.

"Assim como a organização Games For Change, a Fundação Volkswagen também investe na educação como importante fator para a transformação social. Educar por meio de ferramentas lúdicas, como games, é uma forma criativa de envolver o público de diversas idades e facilitar a fixação do conhecimento", afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.

Tentar selar a paz entre dois países que vivem em guerra, buscar meios de colaborar para a reconstrução de um lugar arruinado por uma catástrofe ambiental, encontrar uma solução para o trânsito caótico das grandes metrópoles são alguns exemplos dos desafios que os jogadores enfrentam nesses games. “Ludicamente, o objetivo desses jogos é sensibilizar as pessoas, fazer com que elas reflitam mais e melhor sobre problemas e questões relacionados ao meio ambiente, à sociedade, à economia, entre outros”, explica Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela realização dos eventos da rede na América Latina.

Durante o festival que será realizado em Taubaté, na Universidade de Taubaté (UNITAU) e no Sítio do Picapau Amarelo, a rede G4C realizará oficinas de criação de games, entre outras atividades relacionadas ao tema. O público-alvo do evento é formado por estudantes universitários, professores de educação básica e de nível superior, pesquisadores, games designers, empresários e gestores públicos. “Para quem gosta de games e de mudanças sociais, é sem dúvida uma oportunidade inédita para participar de um debate de boas ideias, de conhecer e contribuir com a nossa proposta”, diz Schwartz.

A programação completa do festival Ligação pode ser conferida no site da rede Games for Change (www.gamesforchange.org.br) ou do Instituto Todo Mundo (www.institutotodomundo.org.br) – que com a ajuda da curadora Márcia Moura colaborou para a realização do evento na cidade, em parceria com a Fundação Volkswagen, UNITAU, Cidade do Conhecimento da USP e AMD Foundation.

Serviço

Festival Ligação – Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação
Data: 12 a 16 de outubro
Local: Universidade de Taubaté
Rua Quatro de Março, 432 - Taubaté
Sítio do Picapau Amarelo
Av. Campinas, s/n - Chácara do Visconde - Taubaté

Entrada: Gratuita.
Informações: (12) 3635 5166
www.institutotodomundo.org.br
contato@ institutotodomundo.org.br

PRÓXIMAS EDIÇÕES

O Games For Change América Latina 2011 já passou por São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e São José dos Pinhais (PR), contará com outras três edições, em Salvador (BA), São Carlos (SP) e São Paulo (SP).

Confira as próximas etapas:
Salvador (BA) - 7 a 9/11 - Congresso SBGames
São Carlos (SP) - 14 a 20/11 - Festival Contato
São Paulo (SP) - 5 a 10/12 - Cidade Universitária / USP

Tags:
Comentários (0)


<<  abril 2014  >>
seteququsedo
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829301234
567891011

Follow me on Twitter