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Volkswagen
05 de julho de 2017

Ícone do Brasil, Volkswagen Gol bate mais um recorde: 8 milhões de unidades produzidas no País

  • Press Release
  • Além de mais produzido, Gol é o modelo mais vendido e mais exportado da história do Brasil
  • Os números impressionam: são 6,6 milhões de unidades vendidas e 1,4 milhão exportadas
  • Enfileirados, os 8 milhões de Gol seriam suficientes, com folga, para dar uma volta ao mundo ou para fazer o contorno do Brasil inteiro


O Gol é o modelo mais produzido, mais vendido e mais exportado da história do mercado nacional. Realmente, nenhum outro veículo produzido no País tem marcas tão impressionantes quanto o Gol. E agora ele acaba de completar 8 milhões de unidades produzidas no Brasil.
 
O Gol de número de 8.000.000, um Gol Track na cor Branca, foi produzido na unidade de Taubaté, no interior de São Paulo, onde também são fabricados o sedã Voyage, o up! e o cross up!.
 
“O Gol é o maior sucesso da história da indústria automotiva nacional por sempre ter se reinventado, traduzindo o gosto dos brasileiros em suas inovações. O Gol está em todos os locais do Brasil: nas grandes cidades, ou nas estradas de terra mais distantes. É um carro versátil, com robustez e qualidades comprovadas, além de ter a conectividade como um dos seus diferenciais”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul (SAM). Lançado em maio de 1980, o Gol logo conquistou o coração dos brasileiros sendo um produto totalmente desenvolvido no País.
 
É uma goleada: das 8 milhões de unidades produzidas, 6,6 milhões foram comercializadas no mercado nacional e 1,4 milhão de unidades foram exportadas para mais de 60 países.
 
“Gol é um campeão de vendas em toda a América Latina, sendo o maior sucesso de exportações da história da indústria automobilística nacional. Ele se difere por aliar robustez, tecnologia e um ótimo custo benefício, e por isso tem sido o modelo brasileiro mais exportado há anos”, diz o Vice- Presidente da Volkswagen América do Sul (SAM), Thomas Owsianski.

Quando o modelo é colocado em perspectiva com o mercado nacional, a vantagem em relação aos concorrentes se torna ainda maior. O Gol é, de longe, o carro mais produzido da indústria automotiva nacional: o segundo colocado produziu praticamente a metade, segundo a Anfavea. Para se ter uma ideia do que que os 8 milhões de Gol representam: 8 milhões é a frota de veículos de passeio de países como a Holanda ou a Tailândia (Fonte: Oica / 2014); os 8 milhões de Gol enfileirados dariam uma volta ao mundo; os 8 milhões de Gol também seriam suficientes para transportar a população inteira de países como a Argentina ou a Polônia (aproximadamente 40 milhões). O modelo também é um dos que conta com um dos maiores números de Fã-Clubes exclusivos (8 clubes), com mais de 40.000 integrantes em todo o País.
 
1 Gol por minuto
 
Para produzir tantos Gol, a Volkswagen do Brasil conta com duas unidades produtivas: Taubaté, no interior paulista, onde o modelo número 8 milhões foi fabricado, e a Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde o Gol divide a linha de produção com a Saveiro e Saveiro Cross. O modelo começou a ser fabricado em 1980, na fábrica de Taubaté, totalizando aproximadamente 4,9 milhões de unidades produzidas ali. Já a Anchieta passou a fabricar o modelo em 1994, e até hoje já produziu mais de 3,1 milhões de unidades do Gol.
 
O ritmo de produção é frenético: a cada 60 segundos, um Gol é fabricado atualmente em nossas linhas.
 
Sucesso internacional
 
Além do sucesso no mercado interno, o Gol também trilha um caminho vigoroso nas exportações. O Gol começou a ser exportado já no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o Paraguai e Nigéria.
 
Com 1,4 milhão de unidades enviadas a mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa, os principais mercados do Gol hoje em dia no exterior são o México e a Argentina. Carro mais vendido na Argentina em 2017, o Gol é o modelo que contribui definitivamente para a liderança da Volkswagen nesse país.
 
Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, cujas temperaturas chegam a -40°C no inverno. O motor do Gol recebeu um pré-aquecedor, velas reforçadas e pistões grafitados, além de outros dispositivos e líquidos com tratamento especial contra congelamento.
 
Para mercados com clima muito quente, como no Oriente Médio e Norte da África, o carro recebeu um segundo radiador e peças e pneus ganham um revestimento especial.
 
Entre 2000 e 2008, a marca exportou o Gol a diesel para Argentina (14.565 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).


Curiosidades sobre o Gol
 

  • O Gol é, de longe, o carro mais produzido da indústria automotiva nacional: o segundo colocado produziu praticamente a metade (4,2 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
  • O Gol, sozinho, é responsável por 13% de toda a produção de automóveis na história do País (60,8 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
  • O modelo também responde por 16,4% de toda a exportação de automóveis na história do País (8,54 milhões de unidades) – Fonte: Anfavea
  • Os 8 milhões de Gol enfileirados dariam, com folga, uma volta ao mundo ou fazer o contorno do Brasil inteiro
  • 8 milhões é a frota de veículos de passeio de países como a Holanda ou a Tailândia – Fonte: Oica / 2014
  • O 8 milhões de Gol produzidos seriam suficientes para transportar a população inteira de países como a Argentina ou a Polônia (aproximadamente 40 milhões)
  • Modelo com um dos maiores números de Fã-Clubes exclusivos (8 clubes), com mais de 40.000 integrantes em todo o País
  • Foi o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica (Gol GTI, em 1988)
  • Foi o primeiro a usar o motor brasileiro 1.0 de 16 válvulas (1997)
  • Foi o primeiro carro com motor flexível do Brasil (Gol Total Flex 1.6, em 2003)
  • Foi o primeiro automóvel de entrada com motor flexível, popularizando a tecnologia (Gol 1.0 Total Flex, em 2005)
  • Foi o primeiro veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas no Brasil, superando o lendário Fusca

Histórico:

 

  • 1980: Nasce o Gol, como substituto do Fusca
  • 1982: Formada uma família, com Voyage, Parati e Saveiro
  • 1984: Ganha a versão GT, um esportivo de verdade
  • 1987: Assume a liderança de vendas no Brasil
  • 1988: Primeiro com injeção eletrônica no País (Gol GTI)
  • 1994: Gol "Bolinha" 2ª geração
  • 1999: 3ª geração: novos padrões de qualidade e design
  • 2001: Feito histórico: Gol ultrapassa vendas do Fusca (3,2 milhões)
  • 2003: Pioneiro modelo no Brasil com a tecnologia TotalFlex
  • 2005: 4ª geração: linhas mais limpas e modernas
  • 2008: Total renovação: 5ª geração
  • 2012: Evolução do DNA de design global da Volkswagen
  • 2013: 27 anos consecutivos na liderança; Família chega a 10 milhões de unidades produzidas
  • 2015: 35 anos do Gol; Liderança de vendas na Argentina
  • 2016: Novo Gol, com novo sistema de conectividade App-Connect e motor 1.0 de três cilindros; apresentação do Gol Track e do conceito Gol GT, durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
  • 2017: O Gol atinge 8 milhões de unidades produzidas em sua história

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