Imprensa
Volkswagen
15 de maio de 2012

Fábrica da Volkswagen em Taubaté comemora 10 anos de Certificação Ambiental

Estação de Tratamento de Efluentes da unidade de Taubaté possui sistema de reciclagem que reduz o consumo de água

  • Press Release
  • Unidade foi a primeira fábrica produtora de veículos da empresa no Brasil a receber a certificação ISO 14001
  • Além de Taubaté, todas as demais fábricas da Volkswagen do Brasil – São Bernardo do Campo, São Carlos e São José dos Pinhais – têm sistemas de gestão ambiental em pleno funcionamento e são certificadas de acordo com a ISO 14001.

A Volkswagen do Brasil celebra neste mês de maio uma década de certificação ambiental ISO 14001 na fábrica de Taubaté (SP) - a primeira unidade produtora de veículos da empresa no Brasil a receber a certificação pela DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen), que é a Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão.

O certificado foi recebido pela diretoria da unidade no dia 15 de maio de 2002, após minuciosa auditoria na unidade, realizado em 2001, quando a instituição recomendou a certificação da fábrica. O reconhecimento foi anunciado em evento que contou com plantio simbólico de uma muda de pau-brasil, e que reuniu colaboradores e autoridades. Desde então, a fábrica já passou por dez novas auditorias, sendo três de recertificação e sete de manutenção.

Desde a sua construção, entre 1973 e 1976, a fábrica de Taubaté atua dentro das normas ambientais, ampliando continuamente a eficiência de suas operações. Todo o esgoto sanitário e industrial é tratado em sua Estação de Tratamento de Efluentes desde o início das atividades da unidade. Além disso, a Volkswagen ainda implantou em 2003 um Sistema de Reciclagem de Água que permite atualmente o reaproveitamento de 32% da água do processo industrial, além de operar desde 2002 um sistema de pós-queima - que elimina os solventes com cheiro de tinta do processo de pintura.

Segundo o engenheiro Jorge Campos, representante administrativo da ISO 14.001 na fábrica, a Volkswagen mantém em sua Política Ambiental a meta de reduzir continuamente o impacto ambiental de seus produtos e suas operações. "O comprometimento dos colaboradores com as metas da empresa em prol da eficiência ambiental dentro de nossos processos são os diferenciais para os bons resultados", explica.

Na última década, a fábrica reduziu cerca de 50% o consumo de água por veículo produzido graças a ações no processo produtivo e ao sistema de reciclagem implantado em 2003 e que desde então já economizou 2,7 bilhões de litros de água – quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 530 mil habitantes por um mês, como Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

Além da água, no mesmo período, a fábrica da Volkswagen em Taubaté avançou na gestão de resíduos reduzindo em 60% os resíduos industriais destinados a aterros, como por exemplo, a borra de tinta proveniente do processo de Pintura, que é 100% destinada a sistemas de reciclagem. A borra é comercializada à empresas que reutilizam o material na produção de uma nova tinta ou à industrias de cimento que fazem o co-processamento. Ambos os processos são periodicamente auditados por especialistas da Volkswagen e licenciados pelos órgãos públicos de controle ambiental. Após o processamento do resíduo, as empresas emitem o Certificado de Destinação de Resíduos à Volkswagen.

Para Jorge Campos, o próximo passo da fábrica é buscar um empenho ainda maior em um contínuo aperfeiçoamento do Sistema de Gestão Ambiental e na redução de seus impactos. "A nova Unidade de Pintura é um forte exemplo disso. Projetada com a mais avançada tecnologia ambiental, a instalação usará tinta à base de água, equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético", diz o engenheiro.

A fábrica vem atuando também no programa de ampliação de áreas verdes com o plantio de mais de 15 mil mudas de árvores de espécies nativas nas áreas externas da unidade nos últimos 5 anos – com o objetivo de promover maior área arborizada contribuindo para a redução de um problema global como o efeito estufa e com o microclima da região.

Além de Taubaté, todas as demais fábricas da Volkswagen do Brasil – São Bernardo do Campo, São Carlos e São José dos Pinhais – têm sistemas de gestão ambiental em pleno funcionamento e são certificadas de acordo com a ISO 14001.

Últimos Releases

Youtube Blog Volkswagen Volkswagen Brasil Facebook © Volkswagen do Brasil 2019 | Ibama | Fale Conosco | Política da Privacidade