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Volkswagen
05 de fevereiro de 2014

up! traz o melhor da engenharia Volkswagen em uma construção compacta e eficiente

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  • Modelo é o mais seguro da categoria produzido no Brasil, obtendo 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP
  • Estrutura utiliza aços conformados a quente e aços de alta resistência para manter baixo peso e segurança elevada
  • Motor 1.0l de três cilindros é o mais potente e moderno da categoria, premiado como o “Motor do Ano 2014” por júri especializado
  • Autonomia de até 715 quilômetros*, graças ao excelente consumo associado ao tanque de combustível com 50 litros de capacidade

* Com E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria INMETRO nº 10/2012

  • Direção “easy drive”, controlada eletronicamente, economiza combustível e fornece a assistência mais adequada para cada velocidade do veículo
  • maps&more: novo sistema de infotainment. Extensão do rádio, GPS, conexão bluetooth, OPS (Optical Parking System) e função ECO com dicas para economizar combustível
  • up! obteve classificação “A” (verde) no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (ref. janeiro/2014)
  • Compacto obteve melhor índice de reparabilidade no Car Group 2014

O up! é um compacto e concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes. Como respostas a esses desafios foram aplicadas no up! as mais modernas tecnologias de Engenharia, resultando em um veículo eficiente, seguro e prático para o dia a dia.

O up! começa sua história no Brasil com três importantes conquistas. Esse novo Volkswagen é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.

O modelo obteve a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente. Dessa forma, o up! repete no Brasil  o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.

Para tornar o up! tão seguro foram aplicados modernos recursos técnicos de construção, com a combinação de aços conformados a quente em pontos determinados de sua carroceria, além de aços de ultra-alta e de alta resistência.

O up! também chega ao mercado com a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado. O modelo obteve a classificação “A” (verde) no PBE 2014 e atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, conforme norma NBR 7024 (referência janeiro/2014).

Outra importante conquista do up! é o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O up! obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Nova plataforma

O up!, que chega como parte da linha 2015, inaugura para a marca a nova plataforma PQ12. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros).

Nessas dimensões compactas destacam-se ainda os balanços (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro e traseiro curtos (são 585 mm e 599 mm, respectivamente), o que evidencia o espírito esportivo do modelo.

Por outro lado, a distância entre-eixos é grande (2,42 metros), permitindo utilizar de forma inteligente o espaço interno disponível.

O espaço para cabeças na dianteira é de impressionantes 993 milímetros, com 948 milímetros na parte traseira. Os assentos são posicionados em boa altura na frente e atrás; para o motorista e para o passageiro da frente, o chamado ponto “H” – o vértice onde se encontram o assento e o encosto do banco – está a 306 mm de altura; na parte de trás o ponto “H” está aos 378 mm de altura.

Essa posição um pouco mais elevada para os passageiros traseiros lhes proporciona uma melhor visão sobre os ombros do condutor e do passageiro da frente.

Feito para o mercado brasileiro

Durante seu desenvolvimento, o up! rodou mais de 2,5 milhões de quilômetros em testes. Esses números se somam às mais de 10 mil horas de testes em dinamômetro e mais de mil testes de partida a frio do motor.

O up! brasileiro recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do Brasil. Entre essas modificações está a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade e, dessa forma, o valor do seguro.

Outra alteração importante em relação ao up! europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo. Essa característica também contribui para melhorar a sensação de amplitude no interior.

No up! brasileiro os comandos dos vidros elétricos estão posicionados nos apoios de braço, nas portas dianteiras. O recurso é oferecido de série a partir da versão high up! e opcional na take up! e move up!.

O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu), o que garante excelente autonomia quando abastecido com gasolina ou com etanol.

Seu porta-malas, que tem 285 litros de capacidade, o que representa ganho de 64 litros sobre o do modelo europeu (221 litros) e o torna um dos maiores da categoria. Com o banco traseiro rebatido, o compartimento atinge volume de 976 litros.

Além disso, o porta-malas pode receber o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.” – uma plataforma removível, bastante leve e fácil de utilizar, que altera o tamanho do compartimento e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.

As suspensões dianteira e traseira tiveram calibração especialmente definida para as ruas e estradas brasileiras e foram elevadas em 20 mm em relação ao up! europeu. Associado ao conjunto de roda e pneu de maior diâmetro, isso confere maior vão livre em relação ao solo e garante maior robustez em rodagem.

O modelo conta ainda com estepe no tamanho padrão das rodas e pneus, outra melhoria em relação ao modelo europeu. Isso torna o up! mais adequado ao consumidor brasileiro.

Altos níveis de segurança e qualidade

A combinação de baixo peso e segurança elevada só é possível com a adoção de tecnologias inovadoras de fabricação. Os materiais da estrutura do up! têm 7,8% de aço formado a quente; o peso da estrutura do carro foi reduzido em 14 kg graças à utilização desse tipo de aço.

Além disso, por meio da combinação do uso de aço de alta resistência, motor leve e compacto e a busca por remover cada grama supérfluo, a empresa atingiu o excelente peso total do novo up!. São 910 kg, o que representa um grande avanço no segmento de veículos no qual o novo Volkswagen atuará.

Padrões de conforto de classes superiores

A estrutura especialmente rígida permite ao up! atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Ele utiliza um sistema de coxinização do tipo pendular, o que proporciona uma excelente isolação de ruído e vibração. A maior parte dos componentes é feita de liga de alumínio, sendo os coxins de alumínio-borracha e um de metal-borracha, o que oferece alta resistência e colabora para redução de peso do veículo.

O pacote de isolação acústica do up! é aplicado desde o painel frontal até o assoalho traseiro. O vão do motor também recebe isolação acústica no painel frontal.

O modelo também define novos padrões em sua classe com rigidez torcional estática de 17.800 Nm/°. Alta rigidez torcional tem um efeito positivo definido no conforto e na dirigibilidade do carro. Em paralelo, a rigidez dinâmica do up! é também excelente, em 48 Hz – e isso traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.

Em seu menor modelo, a Volkswagen claramente estabelece os mesmos princípios de segurança, qualidade e conforto que segue em qualquer outro segmento – sem compromissos.

Todas essas características combinadas resultaram na conquista das cinco estrelas no Latin NCAP. Trata-se da melhor classificação possível na organização, que avalia a segurança dos veículos. Dessa forma, o up! repete no Brasil o excelente resultado obtido pelo modelo europeu, que conquistou cinco estrelas no Euro NCAP.

Para proteger os passageiros do up!, a estrutura da carroceria é formada por aços de ultra-alta e de alta resistência nas áreas de alta carga. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.

No caso de uma colisão frontal, um sensor de impacto (early crash sensor) – diretamente atrás da grade frontal – pré-ativa sistemas de retenção antes do impacto real. O que acontece, então, em apenas alguns milissegundos, pré-tensionadores apertam o cinto de segurança, de forma a envolver o condutor e o passageiro da frente o mais cedo possível.

Limitadores de força nos cintos reduzem as cargas no peito dos ocupantes. Airbags dianteiros restringem o movimento da parte superior do corpo durante o impacto. A coluna de direção deformável contribui adicionalmente para a segurança, reduzindo ainda mais o risco de ferimentos para o motorista.

Sistema ISOFIX®, top-tether e alerta para cinto de segurança desatado

O up! é equipado de série com sistemas ISOFIX®e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas), que contribuiram para o excelente resultado conquistado no Latin NCAP para proteção de crianças (4 estrelas).

Além disso, o indicador de status do cinto de segurança no visor multifunções informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados. Há também um lembrete sonoro de afivelar os cintos de segurança para os assentos dianteiros.

No banco traseiro os cintos laterais são retráteis já desde a versão de entrada take up!, que conta com dois apoios de cabeça. Nas demais versões há três apoios de cabeça para o banco de trás.

A utilização do espaço no carro é excepcionalmente boa, por causa de sua distância entre-eixos – uma das maiores no segmento –, combinada ao motor compacto e à própria configuração do conjunto motriz. O motorista e os passageiros dianteiro e traseiros viajam com conforto e segurança em um up!.

Os bancos modulares “one shape” servem como a base para uma ampla gama de variantes para versões específicas do up! e oferecem alto índice de conforto de condução. Os bancos dianteiros do up! são 15% mais leves do que os de conceito semelhante.

Os apoios de cabeça para o motorista e passageiro da frente são integrados aos assentos – no estilo dos bancos de carros esportivos. A vantagem é que, independentemente da estatura da pessoa, eles sempre oferecem posição adequada e ótima segurança. No banco traseiro, os apoios de cabeça são reguláveis em altura, o que melhora a ótima visibilidade traseira para o motorista.

Melhor em reparabilidade

O up! conquistou índice 11 no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Isso torna o novo Volkswagen o melhor automóvel do Brasil – entre todos os participantes do estudo – no quesito reparabilidade.

O Car Group é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com off-set de 40% na dianteira esquerda contra uma barreira rígida a um ângulo de 10°. As mesmas condições são aplicadas para o impacto da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O índice serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.

Nova geração de motores 1.0l

O up! é equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex. Trata-se do motor mais moderno fabricado pela Volkswagen no Brasil, tanto no que se refere ao seu processo produtivo quanto aos recursos de que dispõe. Combinado ao baixo peso do up!, colabora para promover notável diminuição no consumo de combustível e na consequente emissão de CO2.

Por suas qualidades, o motor 1.0l foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.

O motor também foi destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO, obtendo a classificação “A” entre os automóveis equipados com ar-condicionado e direção assistida.

Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, demonstram essa eficiência. Quando abastecido com etanol, o modelo roda até 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Com gasolina no tanque, o up! é capaz de percorrer 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada.

Na média entre etanol (E100) e gasolina (E22), conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, o up! tem consumo energético de 1,57 MJ/km. Com esse excelente resultado o up! se torna um dos veículos mais econômicos do Brasil.

Multiplicando-se esses excelentes números de consumo pela grande capacidade do tanque de combustível, de 50 litros (15 litros a mais que o modelo europeu), tem-se a excelente autonomia de até 715 quilômetros (abastecido com E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria INMETRO nº 10/2012).

Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor 1.0l foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e menor consumo de combustível. Por isso optou-se pela configuração de três cilindros. Para assegurar seu desempenho, foi realizado intenso trabalho na redução de atrito dos componentes do motor e na aplicação de recursos tecnológicos inéditos nessa faixa de cilindrada no mercado brasileiro.

Com 999 cm³ de cilindrada, o motor 1.0l do up! é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.

O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível.

Essa ampla faixa de distribuição do torque, que merece destaque por tratar-se de um motor aspirado, melhora o desempenho em baixos regimes e dá fôlego para retomadas de velocidade.

Construção leve

O motor 1.0l do up! possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. A construção com três cilindros significa não apenas menor número de componentes – como biela, pistão e mancais –, como também menor perda de calor, o que aumenta sua eficiência térmica quando comparado a um motor de quatro cilindros.

Os cilindros têm maior diâmetro (são 74,5 mm, com 76,4 mm de curso), o que permite melhor enchimento da câmara de combustão. Combinada a essa característica está a vela de ignição colocada em posição central, entre as válvulas de admissão e escape, o que garante melhor frente de chama, maior velocidade e eficiência na queima da mistura ar-combustível e consequente maior eficiência térmica.

As bielas foram melhoradas e possuem desenho inovador. Cerca de 20% mais leves do que as convencionais, têm menor seção transversal e são guiadas no virabrequim.

A otimização da construção do motor está presente também na árvore de manivelas (virabrequim), que tem menor quantidade de contrapesos e o diâmetro de seus mancais principais reduzido. A massa total (peso) do componente foi reduzida, proporcionando menores inércia e atrito e aumentando a eficiência do conjunto.

Cabeçote

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. A taxa de compressão é de 11,5:1.

As válvulas são acionadas por balancins roletados (RSH, sigla para o termo alemão rollenschlepphebel), recurso que minimiza o atrito entre os componentes e aprimora sua eficiência.

O cabeçote do motor 1.0l do up! possui coletor de escape integrado, formando uma peça única, com refrigeração líquida. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.

O líquido de arrefecimento leva menos tempo para ser aquecido durante a fase fria do motor, porque recebe o calor dos gases de escape. Por outro lado, em alto regime de utilização, ocorre um controle da temperatura dos gases de escape na entrada do conversor catalítico (catalisador), permitindo que se opere mais tempo com a mistura ar-combustível estequiométrica (ideal).

O conversor catalítico (catalisador), instalado logo na saída do coletor de escape, atinge rapidamente sua temperatura adequada de operação. A chamada fase fria do motor dura menos e são reduzidas as emissões nesse estágio de funcionamento.

A construção da tampa do cabeçote é inovadora, em um processo que integra os eixos de comando (admissão e escape) e os cames de acionamento das válvulas permanentemente sem a necessidade de solda. Esse design permite a redução do diâmetro dos mancais dos eixos e, consequentemente, de atrito.

As polias de acionamento dos eixos de comando de válvulas têm desenho trioval, o que permite estabilização da força na correia dentada e de sua flutuação angular. Esse recurso, além de minimizar atrito e vibração, aumenta a durabilidade do sistema.

O coletor de admissão é feito de material polimérico de alta resistência e baixa rugosidade, garantindo fluxo de ar com baixa restrição. Como em todos os modelos Volkswagen, o conjunto de corpo de borboleta e acelerador é eletrônico.

O motor 1.0l do up! utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro, o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas, colaborando para maior eficácia na combustão.

Duplo circuito de arrefecimento

Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3 cilindros é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

A temperatura de arrefecimento do cabeçote, por sua vez, é menor, o que minimiza a possibilidade de detonação, melhorando o desempenho do veículo e diminuindo o consumo de combustível.

Partida a frio aquecida – recurso inédito na categoria

O motor 1.0l do up! é o primeiro do País nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. O recurso utiliza galeria de injeção feita de material polimérico, que aprimora a eficiência do conjunto, e é gerenciado pela unidade eletrônica de controle (ECU) do motor. O combustível é aquecido em câmaras ao lado das válvulas injetoras e opera com temperatura ambiente abaixo de 17,5°C.

Para dar a partida em baixas temperaturas e com alto teor de etanol no tanque (mais de 85%), o motorista precisa apenas, ao acionar a ignição, aguardar poucos segundos até que a luz indicadora do processo de aquecimento do combustível, o qual se iniciou desde a abertura da porta do motorista, se apague. Então, é necessário apenas dar a partida no motor.

Transmissão aperfeiçoada

A Volkswagen dedicou atenção especial à caixa de câmbio de 5 marchas, feita de alumínio, para combiná-la perfeitamente à proposta de conforto e segurança do up!. O câmbio manual, com comando a cabos, é uma nova versão da transmissão MQ200, projetada especificamente para o package deste veículo.

A transmissão foi desenhada para se adequar ao motor 1.0l e o motor de partida foi instalado em nova posição, visando permitir que a bateria do veículo ficasse em uma posição mais baixa e distante do capô, para aumento da segurança de pedestres.

O modelo também vem com o recurso que indica no instrumento combinado a marcha ideal a ser selecionada. Como em outros produtos da Volkswagen com este recurso, a unidade de comando, ECU, calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução econômica, mas sem abrir mão de segurança, durabilidade e conforto.

Sistema de suspensão compacto e leve – ótima dirigibilidade e conforto

Noeixo dianteiro o up! é equipado com suspensão do tipo McPherson, com sub-chassi de conceito crossmember e braços de controle transversais construídos com aços de composição especial – o que torna sua construção leve, compacta e muito resistente. As mangas de eixo também seguem o conceito lean (leve e compacto) e foram construídas em ferro fundido, com as guias do freio dianteiro integradas, reduzindo o peso do conjunto.

Objetivo similar foi usado para o projeto do eixo traseiro do up!, de conceito interdependente, perfil de torção tipo “ômega” e suportes de mola ligados ao perfil. Os braços longitudinais foram desenhados com secções variadas ao longo do perfil, que no conjunto permitem ao eixo ter peso reduzido, alta resistência mecânica e elevada rigidez lateral e torcional. Essas características são diretamente responsáveis pela excelente dirigibilidade do up!.

Os amortecedores dianteiros e traseiros possuem batente adicional de tração, que controlam adequadamente o movimento vertical das rodas sob ondulações e condições críticas de rodagem. Sua construção, assim como das molas de suspensão, é compacta, leve e muito resistente.

O up! possui ainda barra estabilizadora dianteira de série, intensificando o controle do veículo em curvas para proporcionar ao motorista a melhor sensação de estabilidade e segurança ao dirigir.

Com a manutenção do baixo peso e a aplicação de diversas tecnologias para reduzir consumo de combustível, o up! é exemplo de eficiência sobre rodas. O modelo é equipado com pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 14 e 15 polegadas.

Sistema de direção “easy drive” – conforto e precisão com mais economia de combustível

O sistema de direção eletromecânica “easy drive” é item de série nas versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!.

Além do excelente conforto, uma de suas principais vantagens em relação aos sistemas de assistência hidráulica é só demandar energia quando necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional).

O sistema de assistência eletromecânica da direção não utiliza fluido em seu funcionamento, o que é outra vantagem em relação à assistência hidráulica. Além de ser melhor para o meio ambiente, o usuário tem um item a menos com que se preocupar nas manutenções.

A assistência varia em função da velocidade do veículo – ou seja, em manobras, o motorista faz menor esforço, enquanto em altas velocidades a direção torna-se mais firme e transmite maior precisão ao motorista. Esse sistema de direção requer 2,9 voltas de batente a batente.

O diâmetro de giro do up! é de apenas 9,7 metros (quando equipado com direção assistida), um dos melhores da categoria. Esse número demonstra a praticidade do modelo em uso urbano, necessitando de pouco espaço para manobrar.

Outra vantagem é o ajuste de altura da coluna de direção, recurso oferecido em todos os modelos com assistência eletromecânica da direção, que colabora sensivelmente para a boa ergonomia e para a ótima posição de dirigir do up!.

Sistema de freio – alto desempenho

O up! traz, na dianteira, freios a disco ventilado de 256 mm de diâmetro. Em comparação com os discos de freio desse tamanho anteriormente utilizados pela empresa, os do up! têm o peso total reduzido em 1,1 kg, o que também contribui para economizar combustível. A redução da massa não-suspensa tem também efeito positivo sobre o conforto da condução. Na traseira, os freios são a tambor, com 200 mm de diâmetro.

O servofreio de 9 polegadas otimiza a força de frenagem. Um aspecto inovador do sistema é que os freios trazem dois estágios de atuação. Em frenagens suaves é priorizada a melhor modulação da desaceleração. Por outro lado, se uma maior força de frenagem é necessária, o segundo estágio é ativado, com ampliação da assistência do servofreio. Isso reduz significativamente a “força no pedal” necessária durante frenagens fortes e diminui os espaços de frenagem, melhorando a segurança. O up! também traz de série freios ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem).

Aerodinâmica refinada

Desde o início do projeto, o up! foi concebido para atender também a critérios de baixo consumo de combustível. Para isso, era necessário refinamento aerodinâmico. Com coeficiente de forma (Cw) de 0,361, o novo up! alcança desempenho aerodinâmico exemplar em sua classe. Como resultado, obtem-se, além do menor consumo de combustível, menos ruído de vento, o que melhora o conforto a bordo.

Em conjugação com a área frontal do veículo de 2,07 m2, o arrasto aerodinâmico total do up! atinge um valor muito bom de 0,747 m2, colaborando para os ótimos números de consumo de combustível.

Arquitetura eletrônica

O up! é equipado com moderna arquitetura eletrônica, que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos inéditos em sua categoria, além de vários itens de segurança. Um deles é o quadro de instrumentos com iluminação sensível à luz ambiente.

A segurança dos ocupantes é reforçada pelos airbags duplos dianteiros, oferecidos de série, associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro.

Os freios ABS contam com a segurança extra do ESS (Emergency Stop Signal), que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Após essa frenagem, com o veículo parado, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou.

O up! também traz indicador digital de troca de marchas, o que colabora para uma condução econômica. O motorista recebe no visor localizado no quadro de instrumentos a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e setas que o orientam a reduzir ou aumentar a marcha.

O modelo traz de série em todas as versões o “comfort blinker” (assistente de mudança de faixa). Com um toque na alavanca da seta o sistema automaticamente pisca as luzes indicadoras de direção 3 vezes, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente.

Tecnologia inédita de infotainment

O up! oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia, o melhor da categoria, é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen.

Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.

O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS (Optical Parking System) de auxílio ao estacionamento.

O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.

Utilizando cada milímetro

Um dos aspectos em que o up! demonstra sua praticidade para o dia a dia está nos vários porta-objetos disponíveis em sua cabine. Além de um grande compartimento e do porta-garrafas no console central e da boa capacidade do porta-luvas (6,2 litros), há nichos e suportes para garrafas (até de 1,5 litro) nas duas portas dianteiras, 2 cabides na coluna central (“B”) e 4 ganchos para sacolas e piso variável – sistema s.a.v.e – no porta-malas (a partir da versão move up!). São, ao todo, 20 porta-objetos no interior do up!.

Desempenho sem precedentes

Seu desempenho é também digno de modelos de classes superiores. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 12,6 segundos quando abastecido com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 163 km/h (gasolina) e 165 km/h (etanol).

A posição de dirigir é favorecida pelo banco “one shape”, que acomoda perfeitamente o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo. O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista.

Com ótima empunhadura, seu volante tem formato inspirado no do Fusca, com a base reta – na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.

 

 

 

 

 



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