Imprensa
Volkswagen
Campanhas Publicitárias

Anúncio impresso do Novo Fusca

  • Conteúdo
  • Vídeos
  • Fotos

As campanhas publicitárias da Volkswagen do Brasil são uma marca registrada da empresa. Sempre criativas e irreverentes, elas ajudaram a fortalecer e ressaltar as principais características dos produtos da marca: inovação tecnológica, qualidade, conforto e segurança. Os slogans ou "assinaturas" criados para a Volkswagen do Brasil ao longo dos seus 60 anos de Brasil (completados em 23 março de 2013), foram essenciais para o sucesso e grande repercussão das propagandas da marca.

Para o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Artur Martins, "a conexão com o público é feita por meio de histórias relacionadas ao dia a dia das pessoas, contadas de uma forma original, criativa e autêntica, sempre com um 'tom de voz' Volkswagen, reforçando não somente a relação emocional com a marca, mas também as características e atributos de cada um dos produtos. O slogan segue esta mesma linha de comunicação, ressaltando também a imagem e os valores de marca junto aos seus consumidores. O conjunto desses quesitos é o grande diferencial da propaganda da Volkswagen.".

A "receita" usada pela marca deu certo e trouxe importantes reconhecimentos para a marca. Por 20 vezes, os anúncios da Volkswagen, feitos em parceria com a agência de publicidade AlmapBBDO, receberam o maior prêmio da publicidade mundial em Cannes.

Anos 60

O Bom senso em automóvel e o Bom senso sobre rodas

Os slogans "O Bom senso em automóvel" e o "Bom senso sobre rodas" foram os primeiros a serem utilizados pela Volkswagen do Brasil em seus anúncios. Eles surgiram no início dos anos 60, em um momento em que a empresa tinha se estabelecido no País e vinha se consolidando no mercado brasileiro, com a fabricação do Fusca e da Kombi.

Com estas assinaturas, a Volkswagen buscava reforçar a imagem de uma empresa que ao fabricar seus produtos buscava aliar qualidade, versatilidade e economia no consumo de combustível, que eram marcas registradas que destacavam os veículos da Volkswagen e que fazia com que ganhassem a preferência do grande público; com valores acessíveis, aí estaria o bom senso.

Ao menos isso é o que sugere uma propaganda, sobre o Fusca, veiculada em 1960, e que trazia os seguintes dizeres: "Em cada um de seus detalhes, desde o fabuloso motor refrigerado a ar até a direção suave e ao mesmo tempo segura, está presente o bom senso de seus construtores, que conseguiram fazer um automóvel que oferece a melhor soma de vantagens técnicas que o seu dinheiro pode comprar".

Anos 70

A marca que conhece nosso chão

"A marca que conhece nosso chão" foi a assinatura que passou a ser utilizada no fim dos anos 70. Buscava-se então identificar, cada vez mais uma marca que já era conhecida dos brasileiros com o Brasil. Reforçava-se assim a ideia de uma empresa brasileira que fazia veículos para as estradas brasileiras, fossem elas quais fossem, desde áreas urbanas até áreas mais afastadas e não pavimentadas. Os anúncios desse período procuravam mostrar os veículos da Volkswagen nas mais diferentes paisagens.

Anos 80

30 anos de liderança e tecnologia

Em comemoração aos 30 anos da Volkswagen do Brasil, no ano de 1983, a Volkswagen utilizou a assinatura "30 anos de liderança e tecnologia" em muitos de seus anúncios, ressaltando não apenas o seu tempo de atuação no mercado brasileiro, mas também a constante busca por inovações tecnológicas agregadas a seus produtos e a liderança que a Volkswagen matinha nesse período em número de veículos vendidos.

Qualidade e tecnologia do líder

Os slogan "Qualidade e tecnologia do líder" apareceu ainda na segunda metade da década de 1980. Sempre ressaltando a liderança da Volkswagen em número de veículos vendidos no mercado brasileiro e sua preocupação em manter um elevado padrão tecnológico em seus produtos. É preciso destacar também que na década de 1980, justamente quando esse slogan apareceu, o tema da qualidade era um assunto que estava em voga junto à indústria brasileira como um todo.

Você conhece, Você confia.

O slogan "Você conhece Você confia" surgiu em 1988 e foi escolhido por meio de um concurso nacional realizado pela própria Volkswagen do Brasil. A frase é de autoria do paulista Francisco Carlos Fontanelli, que recebeu como prêmio um automóvel Gol Cl. Ela foi escolhida entre mais de 140 mil sugestões.

Ao anunciar o resultado do concurso, Heinz Gundlach, Diretor-Presidente da Volkswagen do Brasil na época, informou que o novo slogan fazia parte de um programa de identificação corporativa que a empresa estava desenvolvendo. Entre os objetivos, estavam os de aumentar o grau de exposição da marca frente à concorrência, destacar fatores decisivos para o consumidor – como segurança na compra e eficiência na utilização e no serviço –, valorizar o conceito da marca como conforto, segurança e desempenho, e realçar o elevado padrão tecnológico de seus produtos.

A ideia de se criar um novo slogan por intermédio de um concurso foi decidida para sua maior legitimidade, pois acabaria refletindo não apenas o que a empresa poderia pensar de si própria, mas sim um elemento referencial nascido da experiência popular. Dentre as milhares de frases recebidas, foram escolhidas as cinco mais representativas. Antes de escolher a vencedora - Você conhece, Você confia – foi realizada uma pesquisa para sentir a opinião do público em relação ao slogan, com resultados surpreendentes.

Anos 2000

Perfeito para sua vida

A assinatura "Perfeito para sua vida" surgiu mais ou menos em 2005, trazendo com ele a ideia de um veículo para todos os estilos, segmentos e ocasiões, ou seja, para todos os públicos. Ressalta ainda os valores da marca, tais como: alta tecnologia, acessibilidade, design contemporâneo, resistência, durabilidade, confiabilidade, modernidade e inovação.

Das Auto

Das Auto, que em português significa "O carro", é a assinatura utilizada pela matriz da Volkswagen desde 2007 e no Brasil desde 2008, até hoje. Ela apareceu pela primeira vez no comercial do "cachorro-peixe", produzido para a campanha do SpaceFox. Essa assinatura visa um alinhamento mundial da Volkswagen, entre a matriz alemã de onde a assinatura partiu, com as suas filiais espalhadas pelo mundo.
Em julho de 2012, a Volkswagen do Brasil reforçou a assinatura "Das Auto" com o filme "O cara". A campanha, que também contou com o jogador de futebol e embaixador da marca Neymar Jr., destacou os valores da Volkswagen como inovação e proximidade com o povo brasileiro, além de explicar como é importante fazer a diferença, utilizando imagens do Mahatma Gandhi, que mudou o mundo ao lutar contra os preconceitos e a violência; do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que quebrou recordes e fez do esporte sua bandeira pelo Brasil, e da seleção brasileira de futebol, que leva a imagem do País pelo mundo afora por meio da técnica de seus craques.

Slogans marcantes dos modelos

Brasília

1973 - VW 1600 Brasilia. A Nova dimensão de um carro

O slogan reforçava a ideia de um carro feito com a mesma plataforma de um compacto, o Fusca, mais com dimensões maiores
Passat

1974 – Passat Muito Prazer.

O slogan era simples e direto. Tratava-se da apresentação do Passat brasileiro, lançado em 1974.

1983 – Passat (Iraque) – Passat. Uma Potência Econômica.

Buscava ressaltar a nova potência do motor da versão lançada nesse período, porém que ao mesmo tempo mantinha uma economia do consumo de combustível.
Karmann-Ghia e o SP

1974 – Karmann-Ghia TC/ VW SP. A beleza inteligente.

Gol

1980 – Gol, o carro que une razão e emoção.

1983 – Gol, a razão da emoção.

2000 – Gol, a 13 anos o carro mais vendido do país.

Nos anos 80, a história da publicidade da Volkswagen do Brasil teve um novo e grande impacto com o lançamento do Gol que, assim como o Fusca, iniciou sua própria trajetória de sucesso. O slogan "O carro que une razão e emoção", juntou os atributos que os brasileiros passaram a admirar tanto que, anos depois, justificariam a adoção de um novo conceito: O carro mais querido do Brasil.

Parati

1982 – Voyage Parati.Uma nova geração de espaço.

Criado durante o lançamento da Parati, o slogan procurava ressaltar o espaço interno que o modelo oferecia.

2001 – Parati e Saveiro Summer. Uma série especial dos carros mais jovens do país.

2002 – Parati a Station mais jovem do país.

O objetivo destes dois slogans (2001 e 2002) foi chamar a atenção para carros voltados ao público jovem.

Apollo

1990 – Apollo. O mais novo Volkswagen.

Lançado em um momento onde o que predominava era a Autolatina a união entre a Volkswagen e a Ford, e os carros de ambas eram muito parecidos, era preciso então reforçar o lançamento de um Volkswagen e marcar as diferenças.

Golf

1995 – Golf. O carro mais vendido na Europa.

1999 – Novo Golf. O mais que perfeito.

2001 – Golf. Um dos maiores prazeres que você pode ter.

O Golf começou a ser comercializado no mercado brasileiro em 1994, sendo o primeiro automóvel importado da marca Volkswagen a ser vendido no Brasil. Em 1999, o Golf começou a ser produzido no País, na então, recém inaugurada, fábrica da Volkswagen localizada em São José dos Pinhais, Paraná. As primeiras campanhas publicitárias buscavam ressaltar as qualidades do modelo.

Polo

1997 – Novo Polo Classic. O carro made in the world

O slogan marcou o momento em que o Polo Classic foi lançado na Europa.

2002 – Novo Polo.Tudo de melhor esta aqui.

Neste ano, a campanha de introdução do Polo Hatch refletiu um grande passo da Volkswagen em direção à modernidade, inaugurando uma nova classe no mercado, a dos carros compacto premium. Com o tema "Tudo de melhor está aqui", a campanha usava detalhes das linhas arrojadas do modelo como ícones visuais, embalados pela trilha sonora "Pela luz dos olhos teus", de Vinicius de Moraes.

2003 – Novo Polo Sedan. Um senhor carro. Sem ser um carro de senhor.

O slogan destacou as qualidades que o Polo tem, em questões de tecnologia, conforto, segurança, design, entre outros, mas, ao mesmo tempo, destaca que o modelo é um carro para todos os públicos.

Santana

2000 – Santana. Um grande carro no tamanho certo.

Saveiro

2000 - Nova Saveiro. A Geração III da pick-up que leva você a qualquer lugar

Fox

2003 – Compacto para quem vê. Gigante para quem anda.

No final de 2003, entrava no ar mais uma grande campanha, a do Fox, que chegava para revolucionar o segmento dos carros compactos. O tema da comunicação "Compacto para quem vê. Gigante para quem anda." conseguiu traduzir exatamente a relação entre o tamanho externo do carro e o seu generoso espaço interno. Na tevê, a apresentadora e ex-top model Ana Hickmann foi a garota-propaganda da campanha.

Principais prêmios e reconhecimentos de propaganda

Com muita ousadia e originalidade, as campanhas publicitárias da Volkswagen conquistaram inúmeros prêmios ao redor do mundo, tais como: 20 Leões em "Cannes", 22 troféus no "Clio Awards", 15 prêmios no "One Show", 13 premiações no "El Sol", 54 premiações no "FIAP", 11 prêmios no "Art Directors Club", 32 premiações no "El Ojo", 7 prêmios "Abril", um "Effie Awards Brasil", "Caboré 2008", dois "The Gunn Report", um "Grand Prix Cyber", entre outros.

Para a Volkswagen do Brasil, ser considerada a marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros há 22 anos consecutivos, pelo prêmio "Top of Mind" do jornal Folha de S.Paulo e do instituto Datafolha, também é resultado de todos esses reconhecimentos e prêmios de propaganda recebidos pela empresa.

Para o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Artur Martins, "estas conquistas são atribuídas à relevância que a Volkswagen tem para o brasileiro, à história da marca associada ao desenvolvimento do País, ao fato de a marca constantemente inovar lançando produtos que respondem às necessidades dos consumidores brasileiros, à uma rede de concessionárias ampla e à uma comunicação consistente e relevante".













Youtube Blog Volkswagen Volkswagen Brasil Facebook © Volkswagen do Brasil 2017 | Ibama | Fale Conosco | Política da Privacidade