Imprensa
Volkswagen
Centro de distribuição de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP)

  • Conteúdo
  • Fotos

Inaugurado em 2004, o Volkswagen Parts & Accessories Center (PAC), centro de distribuição de peças e acessórios localizado na cidade de Vinhedo, a 76 km de capital de São Paulo, é a maior estrutura do tipo na América Latina. Com capacidade para  armazenar 110 mil itens no catálogo de peças e acessórios do Grupo Volkswagen no Brasil, o empreendimento é responsável pelo abastecimento da rede com mais de 600 concessionárias de veículos da marca Volkswagen e MAN em todo o Brasil. O PAC é ainda um polo de exportação para mais de 30 países das Américas, Europa, África e Ásia.

O PAC substituiu com vantagens o antigo centro de distribuição existente desde 1982 na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que possuía uma área total de 104 mil m2 dispostos em dois andares. Este modelo foi superado pela tendência de utilizar apenas um andar no novo centro (área construída de 132 mil m2), proporcionando mais agilidade e produtividade ao processo, além de redução no custo operacional.

Outra mudança significativa promovida pelo novo modelo foi o aumento das docas para carga e descarga dos caminhões: de 12 (anterior) para 72 unidades (atual), sendo que 12 docas são trilaterais, próprias para receber caminhões “siders” (com aberturas laterais), aumentando a capacidade de carga, descarga e distribuição, proporcionando mais rapidez no processo.


Vinhedo oferece ótimo sistema de acesso

A cidade de Vinhedo apresenta localização geográfica privilegiada: fica a menos de uma hora da cidade de São Paulo, é cortada pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes, entre outras estradas e está muito próxima do Aeroporto Internacional de Viracopos, segundo principal terminal aeroviário do Brasil em volume de importações e exportações. O intermodal de transportes disponível proporciona flexibilidade e agilidade no fluxo de entrada e saída de peças, interligando com mais eficiência a distribuição na cadeia fornecedor/centro de peças/rede de concessionárias. 

O PAC recebe diariamente mais de 70 caminhões com peças e acessórios originais vindas de fornecedores diversos e  despacha cerca de 35 caminhões por dia para a rede de distribuição. São movimentados por mês aproximadamente 200 contêineres de 40 pés, cuja capacidade é de até 28 toneladas. Assim que o veículo chega à portaria do PAC, já recebe um crachá que indica qual a doca que está livre e preparada para receber as peças, processo que elimina as filas de caminhões e evita atrasos.

O PAC possui ainda uma área exclusiva para peças e acessórios destinados à exportação. Nesta área, foi instalada uma ponte rolante, com capacidade para movimentar 32 toneladas e vários contêineres ao mesmo tempo.

A operação logística no PAC é terceirizada e a empresa responsável pela operação é a CEVA Logistics Ltda. que contrata, administra e treina os mais de 900 empregados que atuam no novo centro. A CEVA contratualmente deve atingir parâmetros de alto desempenho que são constantemente monitorados pela Volkswagen.


Tecnologia presente no novo PAC

Todo o controle do processo no novo PAC é feito pela tecnologia do código de barras para reduzir drasticamente a probabilidade de ocorrência de erros humanos, além de dar mais visibilidade ao sistema, facilitando o recebimento, a estocagem e o controle dos materiais.

Boa parte dos fornecedores já mandam suas peças identificadas com o código de barras, seguindo o padrão pré-estabelecido pela Volkswagen. Todas as concessionárias do Grupo no Brasil já estão interligadas com o PAC via sistema, proporcionado a transferência automática dos pedidos para o centro de acordo com os prazos de entrega.




Youtube Blog Volkswagen Volkswagen Brasil Facebook © Volkswagen do Brasil 2017 | Ibama | Fale Conosco | Política da Privacidade