Imprensa
Volkswagen
Taubaté (SP)

Fábrica de Taubaté

  • Conteúdo
  • Fotos

Inaugurada em 14 de janeiro de 1976, a fábrica de Taubaté (SP) é uma das mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo, em termos de tecnologia, e é a segunda maior unidade da Volkswagen do Brasil. Localizada no interior do estado de São Paulo, a fábrica tem área total de 3,6 milhões m² e 396 mil m² de área construída.

A fábrica em números

1973 - Início da construção.
1976 - Unidade faz peças estampadas, plásticas, injetadas e de tapeçaria para Fusca e Kombi produzidos em São Bernardo do Campo.
1978 - Primeiros cinco Passat produzidos no local são liberados para venda.
1979 - Início da montagem do Passat em série, de forma quase artesanal.
1980 - Produção do Gol Geração I, com motor 1.3. Veículo inaugura nova fase na indústria automotiva brasileira.
1982 - Primeiras 100 mil unidades do Gol produzidas.
1986 - Início da produção do Voyage.
1990 - Unidade comemora 1.000.000 de veículos produzidos.
1993 - Fábrica é a primeira montadora da América do Sul a receber o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9002. Unidade recebe primeiros robôs, para produzir Gol Geração II.
2002 - Fábrica recebe certificado de qualidade ambiental ISO 14.001.
2008 - Novo Gol e Novo Voyage entram em produção. Fábrica recebe investimentos de R$ 600 milhões e instala nova Armação, com 308 robôs.
2009 - Unidade comemora 5.000.000 de veículos produzidos.
2011 - Iniciada a construção da nova Pintura
2012 - Inauguração da nova Pintura com início da pintura em KTL
2014 – Inauguração da linha de produção do Volkswagen up!
2015 – Primeiras 100 mil unidades do up! produzidas

Modelos produzidos

up!, cross up!, Gol e Voyage

Investimentos

Com investimentos de R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras com foco em proteção ambiental, além de qualificação profissional dos empregados, a fábrica inaugurou em 2014 sua nova linha de produção do Volkswagen up!. Mais de 150 mil unidades do modelo já foram produzidos.

Entre as inovações tecnológicas que a fábrica recebeu em seus processos produtivos estão duas novas linhas de prensas, 296 robôs de última geração na área de Armação, uma nova unidade de Pintura que alia equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, 25 novos conjuntos de equipamentos na Montagem Final, equipamentos de alta precisão para aferição dos veículos e certificação dos padrões de qualidade, além da construção de três centros de treinamento em linha com o modelo global do Grupo Volkswagen.

Sustentabilidade

Em 2015, alinhada com a estratégia mundial da Volkswagen ‘Think Blue. Factory.’, que tem a meta de reduzir em 25% os consumos de água e energia, a destinação de resíduos do processo produtivo a aterros e as emissões de CO2 e de solventes até 2018 (em relação a 2010), em todas as fábricas da Volkswagen no mundo, a fábrica de Taubaté adotou ações que alcançaram uma economia adicional de mais de 2,8 milhões de kWh/ano, o que representa o consumo médio de mais de 1.100 famílias.

Outra iniciativa que contribuiu para a economia do recurso foi a implantação do novo Scrubber, sistema que promove a limpeza do ar que circula nas cabines de pintura, absorvendo o overspray (resíduo de tinta que fica no ar) por meio de um filtro de fibra de vidro ou polímero, sem a necessidade de utilizar água ou energia eletrostática. A inovação também permitiu reduzir em 73% os impactos ambientais energéticos onde o sistema está instalado (relacionados ao aquecimento global; formação de chuva ácida; camada de ozônio e eutrofilização (excesso de matéria orgânica em rios), diminuindo também em 40% a geração de resíduos no processo.

Empresa cidadã

O comprometimento com a comunidade é fortalecido com inúmeras ações sociais.

“Uma hora para o futuro”

Todos os anos, os colaboradores da fábrica doam de forma voluntária o equivalente a uma hora do seu trabalho para beneficiar instituições da região, dentro do programa "Uma Hora para o Futuro", criado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen com o apoio da empresa. As doações, realizadas desde 2004, são revertidas em favor das crianças e jovens atendidos pelo “Projeto Esperança”, desenvolvido no Parque Três Marias na periferia da cidade de Taubaté.

“Volkswagen na Comunidade”

Outro destaque é o Concurso Volkswagen na Comunidade que oferece prêmio em dinheiro e curso de gestão aos melhores projetos sociais indicados pelos funcionários da Volkswagen do Brasil, nos quais atuam com trabalho voluntário. Em 2015, a instituição Associação Humanitária Amor e Caridade (AHAC), de Jacareí (SP, no Vale do Paraíba, foi uma das premiadas.

Outras iniciativas

Outra ação que visa fortalecer os laços da empresa com a comunidade é a Feira da Solidariedade, que também busca incentivar seus empregados à participar do Programa Volkswagen de Voluntariado. O evento realizado anualmente na fábrica em Taubaté, reúne diversas organizações sociais do Vale do Paraíba para expor e comercializar seus produtos, além de apresentar seus projetos sociais.

História

A fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté começou a operar fazendo peças plásticas injetadas para a produção da Kombi e do Fusca em São Bernardo do Campo. Logo depois, a unidade produziu também estampados e peças de tapeçaria, até começar a fabricar automóveis inteiros, em dezembro de 1978.

Ao longo desses 40 anos, a Volkswagen de Taubaté passou por outros dois processos de completa atualização tecnológica. No início dos anos 90, com a chegada dos primeiros robôs, para a produção do Gol Geração II, e no biênio 2007/2008, para receber os modelos Novo Gol e Voyage, que são referência de qualidade, inovação e tecnologia nos seus segmentos.
Além da produção do up!, Gol e Voyage, a fábrica já produziu os modelos Passat, Saveiro e Parati.































Youtube Blog Volkswagen Volkswagen Brasil Facebook © Volkswagen do Brasil 2017 | Ibama | Fale Conosco | Política da Privacidade