postado por Autovisão | 24. setembro 2010 12:10
 

Comemora-se, em 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito, e observa-se a necessidade cada vez maior de informação e conscientização das comunidades quanto a práticas para fortalecer a segurança e cidadania no trânsito.

Antes da produção em série, o automóvel era uma espécie de hobby: os ingleses, por exemplo, só usavam o carro para visitar o vizinho ao lado ou, no máximo, para ir ao pub da esquina. Hoje em dia, o automóvel propicia um relacionamento mais intenso e contínuo, com distâncias maiores envolvidas. Mas o convívio das pessoas nas vias públicas envolve uma série de fatores que, se não forem levados em consideração, acabam por tornar o trânsito violento e propenso a acidentes.

Segundo o Dr. Alfredo Peres da Silva, diretor do Denatran, a ausência do uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças menores de seis anos, bem como o excesso de velocidade, a bebida ao volante e o não uso de capacete pelos motociclistas, são os fatores que mais matam no trânsito. As estatísticas mostram que para cada 11 acidentes há uma vítima fatal. E as rodovias federais registram, em média, mais de 100 mil acidentes por ano.

Existem algumas atitudes que podemos incorporar ao nosso modo de conduzir, que farão com que o trânsito se torne mais humano, seguro e educado:
• Ao invés de acelerar quando um condutor pede passagem, diminua a velocidade e deixe-o passar.
• Em vez de trafegar lentamente pela esquerda, dificultando as ultrapassagens, mude de faixa andando pela direita. 
• Em vez de invadir a via preferencial de um outro condutor, aguarde um pouco mais.
• Ao invés de buzinar excessivamente no trânsito, mantenha a calma.
• Em vez de mudar bruscamente de pista, confira antes o retrovisor e use as setas.
• Ao invés de correr na chuva, ignorando o risco da pista molhada, diminua sempre a velocidade.
• Em vez de "esquecer" o seu carro em fila dupla, atrapalhando os outros, ande um pouco mais até a vaga livre adiante.
• Ao invés de ficar atrás de um carro que está indicando que vai virar à esquerda, ultrapasse pela direita. Esta é a única exceção à regra de ultrapassagem.
• Ao invés de "furar" o sinal que acabou de ficar vermelho, pare o carro na faixa. O respeito ao próximo deve vir muito antes das leis de trânsito.

A Volkswagen do Brasil deu início, esta semana, a uma campanha interna “Trânsito Consciente”, com o fim de incentivar os colaboradores a adotar e multiplicar condutas seguras no trânsito. Como parte da campanha, serão divulgadas frases educativas sobre o tema em banners nas portarias e restaurantes em todas as plantas. Além disso, haverá a distribuição, aos filhos dos colaboradores, de um gibi ilustrado com dicas de comportamento seguro no trânsito.

Tags: , , ,
Comentários (0)

Faça um comentário.

  Country flag


Loading


<<  outubro 2014  >>
seteququsedo
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789

Follow me on Twitter